» Dinheiro » Finanças Pessoais » Criação de tilápia em tanque: informações

Criação de tilápia em tanque: informações

Galeria
Criação de tilápia em tanque: informações

As tilápias são peixes de água doce cuja saborosa carne é bastante apreciada em diferentes regiões do Brasil. Além de servirem como alimentação são úteis no controle biológico de plantas aquáticas.

Devido a sua versatilidade, facilidade de reprodução e comercialização muitas pessoas têm investido na criação em cativeiro deste peixe.

Instruções
  1. 1

    Criação de Tilápias em Tanque Rede

    A criação de tilápias em tanque-rede é uma metodologia através da qual as espécies são colocadas em um reservatório contendo água que se renova constantemente.

    Ultimamente esta forma de criação tem sido bastante utilizada, pois é de fácil manejo, possibilita que cursos d’água naturais sejam aproveitados e proporciona um rápido retorno do capital investido.

    Nesta forma de criação de tilápias há duas metodologias: a bifásica fase dividida em pré-engorda (60 dias) e engorda (180 dias) e a trifásica técnica em que a fase da pré-engorda é dividida em duas sendo que os alevinos são colocados em tanques contendo redes de diferentes espessuras.

  2. 2

    Criação de Tilápia em Tanque de Cimento

    A criação de Tilápia em tanque de cimento é uma forma de cultivo através da qual os peixes são criados em reservatórios construídos em alvenaria, pedra, tijolo ou concreto.

    As dimensões do reservatório devem estar de acordo com a quantidade de peixe que se pretende criar e com as condições climáticas do local, pois em regiões de baixa temperatura é necessário reservatórios com maiores profundidades.

    Neste processo é necessário a instalação de um sistema de oxigenação da água que deve ter 30% de seu volume trocado duas vezes por semana.

    A principal vantagem deste tipo de cultivo fica por conta da possibilidade de se instalar tanques em pequenas propriedades, até mesmo no quintal de residências e a maior desvantagem fica por conta da ausência de microorganismos naturais para a alimentação dos peixes.

  3. 3

    Criação de Tilápia em Tanque Escavado

    A criação de tilápia em tanque escavado ou viveiro de derivação consiste em uma metodologia de cultivo através da qual os peixes são criados em reservatórios, escavados na terra.

    Neste processo de criação os peixes podem ser engordados de uma única vez, sendo retirados quando atingido o peso de comercialização ou em duas etapas:

    A primeira em um “berçário” onde ficam até atingirem entre 10 e 100 gramas e a segunda quando são retirados e engordados até atingirem o peso comercial.

    A principal vantagem deste tipo de criação fica por conta da criação de um ambiente mais próximo ao local natural onde os peixes são criados, as desvantagens fica por conta do trabalhoso manejo, controle de estoque e da criação de peixes com sabor de terra.

    Acessando http://www.embrapa.br você encontra informações detalhadas a respeito deste assunto.

Comentários
blog comments powered by Disqus