» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Criar CNPJ

Criar CNPJ

Galeria
Criar CNPJ

As empresas domiciliadas no Brasil estão obrigadas a se inscrever no CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Dessa forma, o Governo Federal, por meio da secretaria da Receita tem condições de cobrar os tributos devidos, de acordo com a atividade realizada pela empresa.

O CNPJ funciona quase como o CPF – Cadastro da Pessoa Física. Por meio do CNPJ a empresa pode realizar compras, solicitar financiamentos e adquirir bens em geral para poder manter sua atividade em funcionamento. O CNPJ da empresa também deve ser preenchido na carteira de trabalho de todos os seus funcionários, para que assim seja possível controlar a quantidade de contribuintes que a empresa possui.

Se você está pretendendo abrir uma empresa, precisará saber algumas informações importantes sobre a solicitação do CNPJ antes de colocá-la em funcionamento. Caso sua empresa comece a funcionar sem o CNPJ, você poderá ter sérios problemas em caso de fiscalização, além de não poder formalizar o contrato de trabalho de seus funcionários. Confira, nos passos abaixo, como realizar esse processo através da internet.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Acesso a internet
  • Um computador
  • Aplicativos da Receita Federal
  1. 1

    Primeiramente, é necessário saber se a sua empresa ou instituição está obrigada a cadastrar-se no CNPJ. Para isso, clique aqui e acesse o site da Receita Federal, que também conterá diversas outras informações a respeito do CNPJ. Caso o tipo de sua empresa esteja entre os listados no site da Receita, poderá fazer a sua solicitação através do mesmo site.

  2. 2

    Agora, você precisará realizar o download e a instalação de dois programas em seu computador: o primeiro é o PGD CNPJ – Programa Gerador de Documentos do CNPJ e o segundo é o Receitanet. Logo após o término do download, execute a instalação dos aplicativos para começar.

  3. 3

    Agora, utilize o PGD CNPJ para preencher os dados da solicitação. Em seguida, grave a solicitação acessando o menu “Documentos”, logo após “Gravar para entrega à RFB”. Você precisará transmitir os dados para a Receita selecionando a opção “Transmitir via internet” no menu do programa. Logo que o documento for salvo, o aplicativo Receitanet será aberto em seu computador para dar continuidade ao processo.

  4. 4

    Aguarde enquanto o Receitanet realiza a transmissão dos dados para a Receita Federal do Brasil. Logo que o processo for concluído, será gerado um recibo de entrega, que funciona como um número de protocolo que deverá ser impresso para futuras consultas.

  5. 5

    Por fim, você receberá maiores orientações quanto a documentação que deverá ser enviada a Receita Federal através do próprio aplicativo. Para consultar o andamento de sua solicitação, você poderá acessar o site da Receita.

Comentários
blog comments powered by Disqus