» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Crochê ponto segredo: saiba fazer

Crochê ponto segredo: saiba fazer

Galeria
Crochê ponto segredo: saiba fazer

A arte do tecer em Crochê, passada geralmente dos familiares ou amigos mais velhos aos mais jovens, é uma fonte de beleza e prazer já há muitas gerações, tanto para os olhos de quem aprecia como para a satisfação de quem tece peças capazes de reunir o útil e o belo. O ponto segredo é um ponto aberto e leve, ideal para trabalhos delicados e peças de vestuário que se sobrepõem a outras ou para roupas e enxovais de bebê. É um ponto de fácil execução, sendo necessário conhecer apenas os pontos básicos do crochê para compreendê-lo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • linha de crochê
  • agulha de crochê
  1. 1

    Tendo habilidade manual, conhecimento básico de crochê, paciência e atenção o ponto segredo não é nenhum segredo para ninguém, bastando apenas procurar manter as proporções entre os tamanhos de cada laçada para que o trabalho fique harmonioso e bonito.

    O ponto segredo básico é composto de duas partes simétricas contendo um arremate no início do ponto, no seu meio e no final,os quais são os locais utilizados para iniciar novos pontos podendo ser em ponto segredo ou utilizando outras técnicas de crochê.

  2. 2

    Com linha de crochê e agulha de crochê, faça um ponto correntinha para iniciar todo o trabalho. Partindo deste ponto básico inicial, puxe uma laçada alongada. Pegue a linha de crochê com a agulha e passe por dentro da laçada. Puxe a linha, que está ao lado do ponto que agora contém três fios, e passe por entre o primeiro e segundo fios.

    Retire a linha com a agulha por dentro dos dois círculos de linha existentes formando uma laçada de arremate e finalize esta parte do ponto.
    Nesta fase estará formado meio ponto segredo.

  3. 3

    Alongue a linha que permaneceu na agulha resultante do arremate até um tamanho idêntico ao da primeira metade do ponto segredo. Pegue a linha com a agulha por dentro desta nova laçada alongada. Puxe a linha, que se encontra na lateral do ponto já contendo três fios, e passe por entre o primeiro e segundo fios.

    Com a agulha, retire a linha por dentro dos dois círculos de linha existentes formando a segunda laçada de arremate e assim completando um ponto segredo.

  4. 4

    Continue esta sequencia e faça a quantidade de pontos segredos necessários ao trabalho que está sendo realizado. Para fazer a carreira seguinte faça um ponto segredo além do necessário e virando sobre a carreira formada, prenda com ponto baixo na parte final de um ponto segredo, e assim sucessivamente.

    Na carreira seguinte, faça também um ponto segredo, porém, ao virar este ponto sobre a carreira, prenda-o com ponto baixo no nó do meio do ponto primeiro segredo da carreira e assim sucessivamente.

Dicas e AVISOS
  • Quando estiver fazendo uma carreira sobre outra cuide para não fazer um ponto em excesso quando estiver na fase de prender os finais dos pontos segredo de uma carreira no meio do ponto de outra, pois isso alargaria o trabalho causando um efeito visual desagradável ou alterando medidas em moldes.
Comentários
blog comments powered by Disqus