» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Crochê tapetes: saiba fazer

Crochê tapetes: saiba fazer

Galeria
Crochê tapetes: saiba fazer

O crochê é uma arte bastante antiga feita à mão mas que nunca sai de moda. Os trabalhos artesanais como colchas de cama, toalhas de mesa, tapetes e peças do vestuário estão sempre presentes na vitrines. O crochê é também um hobby de muitas pessoas já que transformar um pedaço de fio de barbante em uma peça bonita e sofisticada não é para qualquer um. Para os iniciantes pode até parecer um bicho de sete cabeças mas na realidade com um pouco de coordenação motora, paciência e treino é possível criar verdadeiras obras de arte. Aprenda como fazer um tapete de crochê simples e inspire-se para começar a ganhar algum dinheiro extra vendendo as peças.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 novelo de barbante colorido da cor desejada 8/16 de 500 gramas
  • 1 agulha de crochê de 4 mm
  • 1 rolo de barbante capatex 4/8 de 1 kg
  1. 1

    Inicie fazendo 80 correntinhas com a agulha de 4 mm. Para a primeira carreira faça mais 3 correntinhas e 5 pontos altos sempre pegando nas correntinhas debaixo. Repita o procedimento e no ponto final termine com 1 ponto baixíssimo. Inicie a carreira de cima pegando no ponto baixíssimo e faça 3 correntinhas e 5 pontos altos. Siga a carreira até o final e repita o processo.

  2. 2

    É importante que os pontos fiquem bem firmes e não muito largos para que o tapete não fique franzido no final, formando uma espécie de pequenos babados. Faça em torno de 50 carreiras para a altura. Para a decoração faça pequenas flores circulares em ponto baixíssimo da cor desejada. O esquema é feito com 20 correntinhas e 3 pontos baixos para dar continuidade com ponto baixíssimo. Sempre diminua 1 ponto para dar o formato de circulo.

  3. 3

    As flores devem ser costuradas com a linha da mesma cor em ponto de arremate. Se quiser deixar o tapete mais bonito faça um acabamento com bico no estilo de guardanapo mas lembre-se de manter os pontos bem fechados para não franzir.

Dicas e AVISOS
  • Prefira cores escuras para áreas com grande circulação de pessoas para evitar que o tapete suja demais e acabe ficando encardido. Na hora de lavar nunca use tanquinho ou máquina de lavar já que os fios podem se soltar e o resultado será desastroso. Prefira deixá-lo de molho em um pouco de água com sabão em pó.
  • Jamais use alvejante mesmo nos tons claros como bege e cru. O resuktado será manchas espalhadas pelo tapete e enfraquecimento da linha.
Comentários
blog comments powered by Disqus