» Tecnologia » Software » Cronograma em Excel

Cronograma em Excel

Galeria
Cronograma em Excel

Cronograma nada mais é do que uma maneira de representar através de linhas horizontais o início e o término de determinada etapa de um processo.
Geralmente é amplamente utilizado quando uma empresa cria um novo projeto e deseja estipular o tempo de cada fase do projeto.
Muitas vezes ocorrem alguns contratempos, por exemplo, em um projeto de implantação de um sistema informatizado, podem ser estipulado um período a longo prazo para realização do treinamento, mas ocorreram erros e os dias para conclusão não foram suficientes, necessário redesenhar o cronograma com as novas datas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Simularemos um cronograma de uma empresa fictícia que implantará um sistema de produção informatizado.
    Dê um duplo clique no Microsoft Excel.
    Na célula A1 preencha com o seguinte título: PROJETO DE INFORMÁTICA, pressione Enter.

  2. 2

    É necessário saber cada etapa do projeto para encaixá-las dentro do intervalo de datas.
    À partir da célula A3 em diante preencha com todas as etapas do projeto, como indicado na figura.

  3. 3

    À partir da célula B2 digite as datas referente ao projeto como exibido à seguir:

  4. 4

    Para deixar o cronograma mais enxuto, clique com o botão esquerdo do mouse na linha 13 (LEVANTAMENTO DOS PROCESSOS), segure e arraste até o último ítem.
    Clique entre uma das linhas seguire e arraste para aumentar o tamanho de todas de uma só vez, deixando-as com um ar mais quadriculado.

  5. 5

    Formate a tabela da maneira que achar melhor.

  6. 6

    Agora é necessário trabalhar as cores a sere utilizadas dentro do cronograma. O primeiro item é LEVANTAMENTO DOS PROCESSOS no exemplo ele possuirá a cor verde e sua data de início será 02/01/2012 e seu término será 05/01/2012.
    É necessário selecionar este intervalo e preencher com a cor verde.

  7. 7

    A data da primeira reunião será no dia 04/01/2012 e a cor utilizada será laranja.

  8. 8

    O restante do cronograma segue o mesmo critério basta você variar nas cores e atentar para a quantidade de dias porque dependendo da etapa não é possível conciliar duas delas na mesma data.

  9. 9

    O cronograma de um modo geral é adaptável a qualquer tipo de projeto, o que mudará são apenas os itens descritos de cada fase e o modo que você definirá a identificação dos mesmos.

Dicas e AVISOS
  • CAso possua alguma dúvida quanto a criação de um cronograma, pesquise na internet, pois possui um vasto material, ou peça ajuda de um amigo que possua mais experiência na área, quem sabe é até mais fácil do que aprender sozinho.
Comentários
blog comments powered by Disqus