» Casa » Jardinagem » Cultivo de melancia: dicas

Cultivo de melancia: dicas

Galeria
Cultivo de melancia: dicas

A melancia é um fruto excelente para as épocas mais quentes, por ser bem fresco e suculento. Se está considerando plantar suas próprias melancias, aqui ficam algumas dicas de cultivo de melancia.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A cultura da melancia prospera melhor em um clima quente e úmido. As plantas de melancia precisam de luz solar boa e têm que ser bem regadas. Você pode plantar as sementes ou comprar já plantadas, de um viveiro. Quando você pretende cultivar melancias, escolha uma área que tenha um sol bom e que seja protegida dos ventos. No entanto, verifique se não há circulação de ar ampla em torno do local selecionado.

    O próximo passo importante é tornar o solo fértil, adicionando fertilizantes orgânicos e cultivando-o bem. Um terreno fértil que retenha a umidade e que drene bem é o melhor solo para o cultivo de melancias. Você pode preparar o solo, adicionando folhas caídas da árvores e composto, misturando estes bem com o solo. Regue regularmente a área escolhida para mantê-lo úmido. Isso deve ser feito antes de semear ou durante o transplante das plantes de melancia.

  2. 2

    Se você estiver usando sementes, mergulhe-as em chá de composto por alguns minutos antes de as semear. Faça pequenos buracos na área onde vai plantar a melancia. Plante um par de sementes em cada buraco, fazendo um buraco de 3 centímetros de profundidade. No entanto, se você transplantando as plantas, remova-as do vaso onde foram inicialmente cultivadas. Lentamente, coloque-as em buracos com 3 a 5 centímetros de profundidade. Lembre-se de deixar espaço suficiente entre cada planta.

    Mantenha a área onde plantou a melancia limpa. Uma vez por semana, adicione um fertilizante de libertação lenta. O tamanho do fruto depende da fertilidade do solo. De vez em quando, pulverize as plantas com algas ou fertilizante líquido. Reduza o uso de fertilizantes com nitrogênio, quando as plantas de melancia começarem a florir. No entanto, adicione fertilizantes de potássio e fósforo até a época da colheita.

  3. 3

    Uma das melhores maneiras de manter o ar e solo quente em um dia gelado é cobrir a área de cultivo da melancia com uma capa de proteção flutuante. No entanto, uma vez que as flores comecem a florir, retire a capa. A cultura da melancia estará pronta para colheita após 35 a 40 dias de plantação.

    Aqui estão algumas dicas para saber se uma melancia está madura o suficiente para ser colhida:
    Se os tentáculos encaracolados perto de uma melancia se tornarem marrom é um indício que a fruta está madura.
    Outra pista é, o lado de baixo de uma melancia se tornará de cor creme ou verde claro, assim ela está pronta para a colheita.
    Por fim pode sempre bater na melancia. Se estiver madura, você ouvirá um som surdo e oco. Quando a melancia não é pesado, mas o som ouvido é pesado trata-se de uma melancia ainda verde.

Comentários
blog comments powered by Disqus