» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Cultura brasileira: saiba mais

Cultura brasileira: saiba mais

Galeria
Cultura brasileira: saiba mais

Um dos aspectos que mais influenciam na identidade de um povo é a sua cultura. É ela quem determina fatores muito importantes de um povo. A cultura brasileira é bastante ampla. Isso por conta do grande território, com pessoas totalmente diferentes. Em algumas situações a única coisa que temos em comum é a língua e o orgulho do país. A cultura brasileira é uma mistura de vários povos e etnias que deram formação ao povo brasileiro. O que tornou a nossa cultura bastante heterogênea. Com aspectos remanescentes desses povos, nossa cultura passou a ter muitas vertentes que acabam formando uma cultura própria e livre de rótulos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Foram determinantes para a formação da cultura brasileira, os colonizadores europeus, principalmente os portugueses. A população de índios das mais variadas tribos e os escravos africanos. Tornando-se os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no país. Outros povos também foram determinantes para a nossa formação cultural. Dentre eles é possível destacar os italianos, japoneses, árabes, alemães, judeus e outros povos. Foram adicionados vários aspectos a cultura brasileira. Dentre eles a culinária, danças, música, religião e demais elementos de integração. Alguns fatores foram disseminados com mais intensidade. A religião predominante é a cristã, principalmente a católica. Algo raro em países com uma extensão como a do Brasil. Geralmente eles apresentam mais de uma língua e diversas religiões e etnias.

  2. 2

    As regiões em si, passaram a apresentar uma variedade cultural bastante rica. De acordo com o tipo de povo que se instalou na região. É comum ver determinadas manifestações muito distintas. Como na região Norte que apresenta uma culinária baseada na indígena. Ela possui ingredientes como a mandioca, que serve de base para muitos pratos, bem como os peixes. As manifestações culturais predominantes são as festas do Boi bumbá e o círio de Nazaré. Na região Nordeste predomina as características herdadas pelos escravos, sobretudo na religião como o candomblé. A feijoada também é bastante apreciada.

  3. 3

    Nas demais regiões é predominante a influência dos europeus, sobretudo nas regiões sudeste e sul. São comuns as manifestações religiosas como a festa do Divino. Ela ocorre anualmente e é seguida até hoje em vários estados. Goiás, Minas Gerais e São Paulo são exemplos de estados que festejam o Divino. Também é válido ressaltar o Carnaval. A festa popular de maior destaque no Brasil é bastante disseminada. O que faz com pessoas do mundo todo venham prestigiar essa importante manifestação da cultura brasileira.



Comentários
blog comments powered by Disqus