» Alimentos » Cuscuz doce de milho

Cuscuz doce de milho

Galeria
Cuscuz doce de milho

O cuscuz de milho é um prato muito consumido aqui no Brasil, principalmente nas festas juninas. A base do cuscuz é o milho um alimento rico em carboidratos, vitaminas do complexo B e E, potássio e fosforo, além de todos estes poderosos nutrientes e vitaminas o milho possui na sua composição muitas fibras que trazem saciedade e ajudam no bom funcionamento do intestino. O que pouca gente sabe é que existe a versão doce deste prato delicioso, o cuscuz doce de milho é uma sobremesa saborosa, econômica e muito fácil de preparar, acompanhe a receita a seguir.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 pacote de coco ralado de 100 g para decorar o doce.(Opcional)
  • 1 pacote de coco ralado de 50 g
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • Leite para finalizar o doce
  • Água o quanto baste para umidecer a farinha de milho
  • 250 g de farinha de milho flocada para cuscuz
  1. 1

    Cuscuz doce de milho e coco

    Em uma tigela coloque a farinha de milho, o sal, o coco ralado, o açúcar e misture bem. Acrescente a água aos poucos até formar uma farofa úmida. Deixe a mistura descansar por 15 minutos. Enquanto a massa descansa prepare a cuscuzeira para receber a massa.

  2. 2

    Coloque a água para ferver na cuscuzeira em fogo médio, cuidado para não colocar água em excesso pois poderá molhar a massa quando começar a ferver, geralmente 350 ml costuma ser o suficiente para o cozimento do cuscuz. Passados os 10 minutos coloque o acessório onde irá a massa e comece a modelar o cuscuz. Caso prefira um cuscuz firme pressione bem a massa sobre o suporte. Coloque a tampa da cuscuzeira e deixe cozinhar o cuscuz por 30 minutos.

  3. 3

    Faltando 5 minutos para atingir o tempo total do cozimento regue o cuscuz com 250 ml de leite, cozinhe por mais 5 minutos e deixe esfriar. Desenforme frio e sirva com doce de leite, brigadeiro ou calda de frutas.
    Para os amantes de um cuscuz um pouco mais doce a sugestão é colocar meia lata de leite condensado misturado a meia lata de leite e regar o cuscuz antes de servir.

Dicas e AVISOS
  • Desenforme o cuscuz e espalhe 100 g de coco fresco por cima do cuscuz logo após ter desenformado, dará um visual bonito e ficará muito saboroso. Cravos e canelas são ótimas opções para decorar pratos típicos de festas juninas
  • Caso queira um cuscuz um pouco mais úmido adicione água até que a massa esteja bem molhada e na hora de moldar o doce faça uma leve pressão.
Comentários
blog comments powered by Disqus