» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » DARF imposto de renda

DARF imposto de renda

Galeria
DARF imposto de renda

O Imposto de Renda (IR) é um tributo federal que incide sobre os ganhos dos brasileiros e estrangeiros residentes no país. Para definir quais ganhos serão tributados, ou não, é divulgada anualmente (ou mais de uma vez por ano, quando há alterações) a tabela progressiva para cálculo de mensal do Imposto de Renda, disponibilizada no sítio da Receita Federal.
Esta tabela define quais rendimentos serão tributados, instituindo a faixa de isenção, alíquotas e deduções a serem aplicadas no cálculo do imposto.

Enquanto os trabalhadores assalariados que estão acima da faixa de isenção têm o seu imposto retido na fonte, os autônomos, locadores de bens e imóveis, prestadores de serviço, etc. devem realizar o recolhimento do seu próprio IR através do pagamento do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e para isso deverá utilizar um programa chamado “Carnê-Leão” que pode ser baixado no sítio da Receita Federal. Neste mesmo sítio é possível também simular os valores a serem recolhidos através da “Simulação da Alíquota Efetiva”.

Instruções
  1. 1

    Acesse o sítio da Receita Federal, clique sobre o link "Cidadão" no menu superior e logo após sobre o link "Pagamentos e Parcelamentos".

  2. 2

    Clique sobre os links "Emissão de DARF" e logo após em "Orientações Gerais". Será apresentada uma nova página com as opções de emissão de DARF e GPS, clique sobre o link "Outros serviços relacionados ao pagamento do Imposto de Renda Pessoa Física (carnê-leão, ganho de capital, etc.)". Clique sobre a opção "Carnê-Leão", verifique qual a opção refere-se ao do ano vigente e realize o download da aplicação, seguindo as instruções na tela.

  3. 3

    Dê um duplo clique sobre o arquivo baixado e confirme o início da instalação. Será apresentada uma tela de boas-vindas e, clicando em avançar, o caminho onde o programa será salvo. Não é necessário alterar nada, apenas clique novamente em avançar (esta tela será apresentada duas vezes). Ao terminar a instalação, clique em concluir.

  4. 4

    Ao abrir o programa, clique sobre "Criar novo demonstrativo" que estará no centro da tela. Será solicitado o nome e CPF do usuário; preencha-os corretamente e clique em "ok".

  5. 5

    Ao ser apresentada a tela "Demonstrativo da Apuração" preencha os rendimentos e deduções na linha correspondente ao mês a ser apurado. Para informar as deduções corretamente, tenha em mãos os comprovantes de pagamentos com as retenções previdenciárias, quitações de pensão alimentícia e consulte o sítio da Receita Federal para informar-se sobre a dedução por dependente, que também varia anualmente.

  6. 6

    Se não houver valor a pagar basta encerrar o programa, ele salvará os dados automaticamente; caso contrário, clique no botão "Darf" presente na coluna à esquerda do programa, selecione o contribuinte e clique em "ok". Marque o mês desejado, selecione uma das opções disponíveis: "Visualizar", "Gerar imagem PDF" ou "Imprimir", e clique em "ok".

Dicas e AVISOS
  • Seja cuidadoso ao preencher os dados, pague o DARF em dia e evite problemas com a Receita Federal.
Comentários
blog comments powered by Disqus