» Casa » Design e Decoração Interior » Decoração de sala pequena de apartamento

Decoração de sala pequena de apartamento

Galeria
Decoração de sala pequena de apartamento

Ambientes menores são a regra na maioria das construções modernas. Os apartamentos, em especial, costumam ter poucos metros quadrados e cômodos com múltiplas funções. Muitas vezes a sala de estar é também sala de jantar, de TV e escritório, o que dificulta a decoração do local.

Apesar disso, ambientes pequenos têm também algumas vantagens, como o fato de serem mais aconchegantes e fáceis de manter organizados. Tudo depende da escolha dos móveis e do modo como objetos de decoração são dispostos.
Preparamos um guia com dicas e sugestões para quem deseja decorar uma sala pequena de apartamento. Veja como aproveitar melhor o espaço e que móveis e cores beneficiam esse tipo de ambiente.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O sofá é um item indispensável na sala de estar, já que além de receber visitas, esses cômodos em apartamentos funcionam também como sala de TV. Escolha um modelo confortável com dois ou três lugares e sem braços grandes demais. Prefira um sofá um pouco maior, em vez de poltronas e cadeiras extras.
    Para ter assentos adicionais na hora de receber amigos, aposte em um pufe que funcione também como centro de mesa. Existem modelos que ficam acomodados debaixo da mesa de café ou estante modulada, ocupando ainda menos espaço no dia a dia.

  2. 2

    Prefira móveis baixos para acomodar a TV. Estantes muito grandes dão a impressão de que o ambiente é menor. Decoradores recomendam utilizar um móvel baixo e prateleiras para suportar os objetos de decoração.
    Evite móveis desnecessários, quanto menos forem utilizados, mais espaço sobrará na sala. Prefira itens mais estreitos e de cor clara.

  3. 3

    Espelhos são grandes aliados na decoração de ambientes pequenos, mas devem ser usados com cuidado para não comprometer o visual do local. Móveis baixos com espelhos são os mais indicados em salas muito apertadas. Podem também ser usados em uma parede na entrada ou refletindo uma janela ou outro ambiente da casa. Um truque é usar um espelho grande que cubra toda a entrada, em vez de um pequeno e emoldurado.

  4. 4

    Nas paredes o melhor é usar tons claros que passam a impressão de amplitude. Evite papéis de parede com estampas miúdas ou cores carregadas.
    Outra dica que ajuda a aproveitar melhor o espaço é trocar cortinas volumosas por persianas claras.

  5. 5

    Se a sala de visitas for também de jantar, opte por um conjunto com bancos em vez de cadeiras. Existem modelos modernos e de bom gosto e que ocupam menos espaço na disposição geral da sala.

Comentários
blog comments powered by Disqus