» Hobby » Cultura e Sociedade » Deficientes fisicos: como entrar no mercado de trabalho

Deficientes fisicos: como entrar no mercado de trabalho

Galeria
Deficientes fisicos: como entrar no mercado de trabalho

As pessoas com algum tipo de deficiência enfrentam diariamente algum tipo de dificuldade para realizar suas atividades cotidianas. Mas a maior dificuldade, sem dúvida, é vencer o preconceito e a distinção que partem de pessoas sem deficiência. Atualmente, as pessoas com deficiência estão conquistando o devido respeito aos seus direitos e ao seu espaço. Direitos esses que são garantidos por lei e pela boa educação dos conviventes. A pessoa com deficiência, respeitando suas limitações, pode e deve desenvolver-se intelectualmente e profissionalmente como qualquer pessoa. O trabalho é uma poderosa arma para ajudar a pessoa com deficiência física a recuperar a sua cidadania e dignidade.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para garantir uma vaga no mercado de trabalho, a lei 8.203 garante, desde 1991, uma porcentagem de vagas nas empresas para pessoas com algum tipo de deficiência, desde que possa exercer a função. Portanto, para entrar no mercado de trabalho, é necessário estar qualificado para realizar suas tarefas profissionais, como qualquer outra pessoa. Atualmente, existem cursos dos mais diversos, presenciais ou à distância, curtos ou longos, profissionalizantes e bacharelados. Escolha o curso que melhor atenda às suas expectativas intelectuais e profissionais e mãos à obra!

  2. 2

    A pessoa com alguma deficiência física tem a opção de se candidatar às vagas garantidas por lei em empresas e organizações públicas. Desde que esteja quite com suas obrigações civis, pode se candidatar a cargos públicos e obter todos os benefícios a que um funcionário público tem direito. A deficiência motora ou sensorial pode não significar impedimento para exercício de muitas atividades profissionais, a pessoa com alguma dessas deficiências pode se preparar dedicando-se aos estudos para a área na qual deseja atuar. É importante considerar sempre a área na qual tenha vocação para atuar.

  3. 3

    As pessoas com alguma deficiência podem candidatar-se a diversas vagas que são disponibilizadas em páginas na internet de grandes empresas ou agências especializadas em recolocação profissional. Nos sites de empresas e agências, ficam disponibilizadas vagas específicas para pessoas com alguma deficiência. Para isso, selecione as empresas de seu interesse. Será necessário acessar a página na internet dessas empresas e cadastrar seu currículo para disponibilizá-lo para as empresas. Existem algumas empresas que facilitam o acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Em todas as agências de recolocação profissional, como E-Lancers, Vagas.com e Emprego Certo, existe um segmento exclusivo para pessoas com algum tipo de deficiência, inclusive nas que não prestam serviços gratuitos aos candidatos, como Catho, Manager e Infojobs entre outras, o valor cobrado é muito menor do que os praticados normalmente. As agências PCD e Deficiente Online são exclusivas para recolocação profissional de pessoas com deficiência, acesse o endereço das agências e cadastre-se. Crie o seu perfil, preencha com todas as suas informações profissionais e pessoais e disponibilize as informações para que as empresas possam te encontrar.

    O importante é não ter medo de procurar e ocupar o seu espaço. O mercado de trabalho em nosso país precisa de pessoas qualificadas, competentes e dispostas, independente da suas condições físicas.

Comentários
blog comments powered by Disqus