» Dinheiro » Negócios » Demonstração de fluxo de caixa

Demonstração de fluxo de caixa

Galeria
Demonstração de fluxo de caixa

Entre os procedimentos indispensáveis a boa administração empresarial é a elaboração e analise do Fluxo de caixa, uma vez que é através do mesmo que é possível evidenciar qual a situação de circulação dos recursos financeiros da empresa. É inviável tomar decisões confiáveis sem que haja um bom demonstrativo de fluxo de caixa.

O Fluxo de Caixa é o movimento de entrada e saída de dinheiro da empresa, a Demonstração deste fluxo é de extrema importância para identificar qual a situação financeira imediata da empresa.

Instruções
  1. 1

    Controlar os recursos financeiros da empresa é um dos passos importantes para uma gestão empresarial eficiente, pois é através desse demonstrativo que é possível mensurar todas as entradas e saídas de recursos da empresa, o que possibilita um planejamento estratégico eficaz. Através da Demonstração do Fluxo de Caixa é possível visualizar caso ocorra escassez ou excedentes de caixa e determinar que ações serão desenvolvidas para resolver a situação. Para uma empresa se manter numa situação favorável é necessário que possuam receitas suficientes para cobrir todas as despesas e restar saldo de caixa, que poderá se configurar em lucro ou investimento, a depender do momento em que a empresa esteja.

    O Fluxo de Caixa poderá ser elaborado pelo Regime de Competência ou pelo Regime de Caixa, o Regime de Competência reconhece a receita no momento no momento da venda, da entrega da mercadoria ou prestação de serviços, e a despesa é reconhecida no momento em que ela ocorre sendo esta paga ou não. O Regime de Caixa leva em consideração as datas de recebimentos e pagamentos.

  2. 2

    Para elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa é pode ser realizada através do Método Direto e Indireto, o Método Direto toma por base a abordagem das contas T, classificando através do Método das Partidas Dobradas todos os recebimentos e pagamentos realizados pela empresa. O Método Indireto toma por base o Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

    A utilização do Método Indireto possui as seguintes vantagens: Baixo Custo; Conciliar informações referentes ao lucro contábil e o fluxo operacional de caixa liquido. Como desvantagens o método apresenta: O tempo para elaboração muito longo em média um ano o que poderá acarretar em surpresas desagradáveis, caso ocorram interferências na legislação fiscal à demonstração também sofrerá distorções.

  3. 3

    Para a empresa se manter competitiva no mercado o gestor eficiente sabe que deve manter um bom nível de rentabilidade e um bom nível de liquidez imediata para cumprir com os compromissos de curto prazo. A Demonstração de Fluxo de Caixa é uma importante ferramenta na analise do índice de liquidez imediata, portanto elaborar e analisar um bom fluxo de caixa é fundamental para manter a boa saúde financeira de empresas de qualquer porte.

Comentários
blog comments powered by Disqus