» Saúde » Viver Saudável » Dente inflamado: o que fazer

Dente inflamado: o que fazer

Galeria
Dente inflamado: o que fazer

Muitas vezes as inflamações dentárias ocorrem pela proliferação de bactérias na boca ou simplesmente por danos causados na estrutura interna dos dentes. Estas infecções costumam provocar inchaço na bochecha, formação de bolhas com pus na gengiva, fortes dores no dente afetado e até febre alta em casos extremos.

Somente um bom profissional poderá avaliar o caso e indicar o tratamento adequado. Geralmente antes de realizar qualquer intervenção, o dentista prescreve a utilização de anti-inflamatórios para combater as dores e o inchaço e antibióticos para controlar a infecção. Após este período, o tratamento a ser adotado em casos onde há possibilidade de recuperar o dente é a endodontia, popularmente conhecida como canal. Caso a estrutura do dente esteja muito comprometida, será necessário realizar a extração do mesmo, sendo esta opção somente para casos específicos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O tratamento de canal consiste na retirada da parte interna do dente denominada polpa. Quando esta polpa apresenta danos, inflamações ou simplesmente encontra-se morta, é necessário que se faça sua retirada. O espaço que é chamado de canal deverá ser bem limpo, esterilizado e novamente preenchido para evitar dores, sensibilidade local e novas infecções ou inflamações.

  2. 2

    Estas situações são comumente ocasionadas por cáries profundas não tratadas, danos à raiz do dente causados por batidas ou amolecimento e em dentes quebrados com infiltrações.

  3. 3

    Algumas receitas caseiras podem servir para aliviar os sintomas e auxiliar o tratamento prescrito pelo dentista. Para aliviar o inchaço, faça compressas com uma toalha e água fria na bochecha. Se o problema for a dor, bocheche água gelada algumas vezes ao dia, a sensação de frescor pode ajudar a disfarça-la. Fazer uma compressa com óleo de cravo embebido em um algodão em cima do dente afetado, pode ajudar a anestesiar o local e diminuir a circulação de sangue, aliviando temporariamente a dor. O único cuidado a ser tomado é não deixar o óleo encostar na gengiva pois causará uma enorme sensação de ardência e queimação.

Dicas e AVISOS
  • Mantenha uma rotina diária de higiene bucal para evitar a proliferação de bactérias que causam inflamações ou infecções dentárias.
  • Evite alimentos quentes e doces pois eles costumam intensificar a dor.
  • Não tome medicamentos sem o conhecimento do seu médico.
  • Nunca deixe uma infecção ou inflamação dentária sem cuidados e observação de um profissional, elas podem evoluir facilmente para quadros mais graves.
  • Não utilize medicamentos analgésicos em caso de suspeita de dengue.
  • O uso de medicamentos pode trazer riscos. Leia a bula e consulte um médico.
Comentários
blog comments powered by Disqus