» Família » Bem-Estar da Família » Dentes de leite: confira dicas

Dentes de leite: confira dicas

Galeria
Dentes de leite: confira dicas

O dente de leite pode ser chamado de muitas formas: dentição temporária, dentição de leite, dentição decídua, dente decíduo, entre outros. Os dentes de leite são os primeiro dentes que nascem durante a infância dos seres humanos e na fase de filhote de outros mamíferos. Ao contrario de que se pensa, o dente de lente começa a ser desenvolvido na fase embrionária, mas só se torna visível durante os primeiro anos de vida.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O dente de leite costuma cair sozinho e depois ele é substituído por um dente permanente. Quando a pessoa não tem o desenvolvimento dos dentes permanentes por alguma questão de saúde, pode ser que naturalmente o dente de leite fique firme por mais tempo ou mesmo durante toda a vida.
    Tirar o dente de leite de uma criança pode ser mais fácil do que parece. O primeiro passo é verificar se o dente já está mole e se o dente permanente já está despontando na boca. Uma dica importante é pedir para que a criança vá amolecendo mais o dente de leite, assim fica mais fácil na hora de tirar.

  2. 2

    Também é importante explicar para a criança como os dentes funcionam, pois a tendência é que elas não acreditem que vão nascer outros dentes e acabam sofrendo com essa perda. É comum crianças que deixam de comer quando sentem que o dente está mole, por isso é importante sempre explicar como o organismo funciona.
    Antes de tentar extrair o dente ou pedir para que a criança vá amolecendo ele com o tempo, é importante mexer na boca com as mãos limpas. Se puder use luvas descartáveis como os dentistas usam.

  3. 3

    Antes de puxar, teste o dente. Quando o dente está mais duro é porque a raiz ainda está presa, sendo assim você deve esperar mais tempo antes de tentar extrair.
    Em alguns casos, os dentes permanentes já estão nascendo e os de leite ainda não amoleceram, se isso acontecer a criança deve ser levado ao dentista para que ele mesmo faça a extração e não prejudique o desenvolvimento dos outros dentes.
    Para tirar o dente de leite em casa mesmo é importante sentir que ele só está preso a boca por uma pelinha fina da gengiva, sendo assim é só puxar com delicadeza.
    Depois de fazer a extração de um dente de leite é importante usar uma gase para estancar o sangue e que a criança só como coisas leves e geladas, como por exemplo sorvete de massa.







Comentários
blog comments powered by Disqus