» Família » Desafios de Ser um Pai no Século XXI

Desafios de Ser um Pai no Século XXI

Galeria
pai

Ser pai em pleno século XXI é um desafio para qualquer homem. Diferente do que acontecia anteriormente, hoje o homem pensa duas, três até cinco vezes antes de colocar uma criança no mundo. Essa síndrome de proteção antecipada está ligada diretamente com a responsabilidade e a cobrança de ser um bom pai hoje em dia. Não que antes isso não acontecesse, mas atualmente a pressão é cada vez maior tendo em vista a sociedade na qual vivemos. A impressão que se tem é que ser pai era muito mais fácil anos atrás do que é hoje em dia.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    Essa sensação talvez possa ser explicada por alguns fatores e condições presentes na sociedade contemporânea. Enquanto que no passado os homens não tinham papéis tão atuantes nas famílias, ou seja, eles eram muito mais requisitados em prover a família no sentido mais financeiro do termo. Enquanto isso, as mulheres eram denominadas como "do lar" e por isso tinham a responsabilidade de cuidar da casa e educar os filhos. Hoje, os papéis se misturaram e em alguns casos ate se inverteram. Então, nesse panorama atual o pai também tem de educar, cuidar da casa e a mulher também deve prover e sustentar a família. As tarefas são divididas e assim a responsabilidades de ambos (pai e mãe) aumentam.

  2. 2

    Outro fator que contribui para a dificuldade de ser pai atualmente é a violência. Com tanta insegurança nas ruas, deve-se pensar em toda uma estrutura de conforto e segurança para que o seu filho/a não passe por apuros nas escolas, nas ruas e até mesmo no local em que for residir. É difícil se antecipar a todos os problemas, mas criar um ambiente confortável em um bairro tranquilo para se viver e estudar é imprescindível para o desenvolvimento saudável da criança.

  3. 3

    Deve-se pensar também nos custos de se ter filhos hoje em dia. Com a alta dos juros os gastos que se tem com uma pessoa a mais na família é muito maior do que era antigamente. O preço da mensalidade escolar, as roupas, calçados, brinquedos, assim como outros equipamentos e móveis necessários estão cada vez mais caros, o que gera um planejamento antecipado e uma poupança para evitar surpresas desagradáveis e situações de redução de gastos exageradas.

    Para completar, ser pai também está mais difícil na área da tecnologia. O crescimento das demandas do mercado hi-teck e o acompanhamento das crianças nesse mundo virtual faz com que os pais tenham que se manter sempre antenados nas tendências para acompanhar os filhos.

Comentários
blog comments powered by Disqus