» Saúde » Desenvolver a Memória: saiba como

Desenvolver a Memória: saiba como

Galeria
A memória é complexa e pode ser desenvolvida.

A memória é parte fundamental da vida humana. Afinal, somos definidos em grande parte por aquilo que lembramos. Coisas que não esquecemos como fazer, pessoas que reconhecemos acontecimentos que nos marcam e passam a fazer parte de nós mesmos. O que muita gente ainda ignora é que é possível desenvolver a memória. Há um conjunto de exercícios hábitos e cuidados que podem otimizar o funcionamento da memória. Saiba como desenvolver a sua memória.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Exercite o seu cérebro. Não limite-se à repetições. Crie desafios para o seu cérebro. Não deixe-o ficar preguiçoso. Uma ótima forma de exercitar o cérebro é começar a aprender uma nova língua. Além disso faça as suas contas de cabeça ou no papel. Evite a calculadora. Procure escrever as suas listas de forma organizada. Quando for ao supermercado tente comprar o que está na sua lista sem consulta-la. Só consulte-a no final para verificar se lembrou de tudo.

  2. 2

    Faça uma coisa de cada vez. Muitas vezes temos dificuldade para lembrar de algo porque fazemos mil coisas ao mesmo tempo. Para lembrar de algo temos que prestar atenção ao que estamos fazendo. E só prestamos realmente atenção quando estamos presentes no momento em que fazemos algo.
    Dica: O ambiente adequado também ajuda e muito o desenvolvimento da memória.

  3. 3

    Evite álcool e tabaco. Da mesma forma que é possível desenvolver a memória também é possível deteriorá-la. Está cientificamente provado que o consumo abusivo de álcool e tabaco prejudica o bom funcionamento da memória. Da mesma forma que uma alimentação muito pesada ou a falta de uma rotina de sono apropriada também podem prejudicar a memória. Aquele branco de quem não consegue lembrar nem mesmo o que comeu no café da manhã muitas vezes está ligado à maus hábitos.
    Dica: Durma oito horas por dia e tire férias ao menos uma vez por ano.

  4. 4

    Leia, estude, observe e reviva boas lembranças. Enfim, use o seu cérebro. A forma como o cérebro humano é organizado é em grande parte determinado pela forma que o usamos.
    É fundamental para quem quer desenvolver a memória expor-se à novos desafios. Coisas simples como usar o mouse com a outra mão ou escovar os dentes com a mão contrária são exercícios válidos.
    Além disso, para aqueles que querem otimizar a memória seletiva é um ótimo exercício gastar algum tempo lembrando. Tirar as caixas de fotografias do armário e revê-las com alguma frequência. Mentalizar as boas lembranças do passado com frequência também fortalecem a memória.
    Dica: Um simples exercício para trabalhar a memória seletiva é fechar os olhos e esforçar-se por lembrar com detalhes uma situação. Quando conheceu alguém por exemplo. Detalhes do lugar e da pessoa. A cor do cabelo, dos olhos, que roupa usava. Estava calor ou frio.

Comentários
blog comments powered by Disqus