» Família » Bem-Estar da Família » Desmaio o que fazer

Desmaio o que fazer

Galeria
Desmaio o que fazer

Em filmes e novelas o desmaio tem um toque romântico, acontece sempre quando uma personagem está grávida ou sofre um grande choque emocional. Na vida real apesar de algumas pessoas terem predisposição a desmaiar mais do que outras, quase sempre é sinal de algum problema físico. É importante procurar um médico depois de passar por um desmaio. Só um especialista poderá dizer com segurança o que causou a perda de consciência e descartar doenças mais sérias.

Nem todo mundo sabe como agir quando alguém desfalece ao nosso lado. Veja abaixo algumas técnicas e o modo correto de socorrer quem passou por um desmaio.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Desmaios costumam ser episódios curtos, o normal é a pessoa perder a consciência por pouco tempo. Se por acaso não acordar em mais de três minutos, ligue para uma ambulância. O número 192 atende em todo o território brasileiro e possui profissionais qualificados para atender a esse tipo de chamado.

    Exceto em caso de perigo, não mova ou carregue alguém inconsciente.

  2. 2

    Enquanto espera socorro, verifique se não há nada obstruindo as vias respiratórias da pessoa. É importante também verificar se não houve nenhum ferimento causado pela queda ou se a respiração e batimentos cardíacos estão normais. Caso aconteça convulsões ajude para que a pessoa não bata a cabeça e se machuque.

  3. 3

    Eleve as pernas da pessoa para aumentar o fluxo de sangue para o cérebro. Pode apoiá-las sobre algum objeto ou apenas segura-las no alto por um tempo. Essa técnica ajuda a recuperar a consciência na maioria das vezes.

  4. 4

    Quando a pessoa acordar, pergunte por outros sintomas. Caso ela esteja bem, ajude-a a se levantar e a mantenha sentada por um tempo. Se estiver muito confusa ou fraca, não permita que se levante e a deixe o mais confortável possível. Não dê líquidos ou alimentos até que volte ao normal.

  5. 5

    Calor ou esforço excessivo podem levar a desmaios. Se acreditar que esse é o motivo da perda de consciência, passe um pano úmido na testa da pessoa e deixe o ambiente o mais arejado possível.

  6. 6

    Se a pessoa estiver se sentindo mal, mas o desmaio ainda não aconteceu, coloque-a sentada e faça com que posicione a cabeça entre os joelhos. Essa posição ajuda a melhorar a tontura e evita o desmaio.

  7. 7

    Se ao desmaiar a pessoa não apresentar respiração ou batimentos cardíacos comece imediatamente as manobras de reanimação. Coordene a massagem cardíaca com a respiração boca a boca e chame uma ambulância.

Comentários
blog comments powered by Disqus