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Dieta sem Glúten: saiba mais

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Dieta sem glúten

A dieta sem glúten está na moda, e os benefícios que ela traz vão muito além do emagrecimento. Ela também evita doenças e pode ser seguida por qualquer pessoa. O glúten está presente principalmente no malde, aveia, trigo, cevada e centeio e essa substância é capaz de provocar inchado, indisposição e dores. Uma dieta sem usar esse componente significa que esses sintomas desaparecerão e, para completar, o peso também irá diminuir.

Dificuldade
Fácil
Instruções
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    O principal efeito sentido ao retirar o glúten do cardápio é um metabolismo que funciona melhor. A principal diferença entre uma dieta sem glúten e uma tradicional é que a primeira ameniza o grau de inflamação do organismo. Dessa forma, o metabolismo funciona de maneira normal, o corpo retém menos líquidos e a perda de peso pode ser notada com muita rapidez. Além disso, eliminar o glúten permite que os demais nutrientes sejam absorvidos corretamente pelo intestino e também evita doenças cardiovasculares.

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    Entre os principais alimentos que contém glúten e devem ser eliminados de vez da dieta estão a lasanha, nhoque, bolo, pães, massas em geral, tortas, panquecas, pizzas, empanados, cereais, sopas prontas, teriaki, waffles, salsicha, salame, molho de soja e alguns dos molhos prontos para saladas. A dieta sem glúten é tão famosa atualmente que é possível encontrar diversos desses alimentos em saborosas versões sem glúten que utilizam outros ingredientes em seu preparo. Esses produtos são geralmente vendidos em lojas de produtos naturais.

    Já entre os alimentos permitidos na dieta sem glúten, estão o feijão, arroz, sementes, tapioca, quinoa, vegetais, carnes, mandioca, frutas, milho, batata, chia, linhaça, castanhas e qualquer tipo de cereal que seja produzido sem o uso de malte, cevada ou trigo. Os alimentos permitidos nesse tipo de dieta são capazes de montar um cardápio saudável e totalmente balanceado.

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    Entre as melhores opções para café da manhã em uma dieta sem glúten, estão tapioca com ovo caipira mexido, suco de uva integral, pão sem glúten, geleia de frutas vermelhas, chá, torradas sem glúten e pasta de tofu, papaia, frutas em geral e leite de amêndoas.

    Para lanches da manhã, boas opções são maçã verde, suco de uva, damascos e frutas com farinha de linhaça.

    Para almoço, arroz (principalmente 7 grãos), brócolis, filé de frango, mix de folhas de alface ou rúcula, lentilha, filé de tilápia, lasanha de berinjela, macarrão sem glúten (feito à base de arroz ou quinoa) e sopa de legumes.

    Para o lanche da tarde, pode-se optar por torradas sem glúten, barra de cereal sem glúten, frutas com sementes de chia ou mix de oleaginosas (damasco, castanhas, amêndoas e nozes).

    Por fim, para o jantar boas opções de pratos são saladas com peixe e arroz integral, mix de folhas verdes, filé de frango e tabule de quinoa, salada de atum e outros legumes ou rúcula com castanhas do Pará e filé de salmão.

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