» Família » Relacionamentos e Família » Divórcio consensual: como funciona o processo

Divórcio consensual: como funciona o processo

Galeria
Divórcio consensual: como funciona o processo

Quando não se vive mais um relacionamento que traga satisfação aos cônjuges o melhor caminho é pedir o divórcio. O processo do divórcio hoje em dia não é mais tão demorado, mas continua sendo algo desgastante para os envolvidos.
Por isso antes de pedir o divórcio ao seu cônjuge analise os pontos positivos e negativos. Peça orientação de casais mais experientes e de pessoas divorciadas.
Aprenda com as dicas como funciona o processo de divórcio consensual.

Instruções
  1. 1

    O divórcio consensual é bem mais simples que o divórcio litigioso. No consensual, as partes vão somente a juízo homologar o que já foi acordado entre eles.
    Já que o pedido de divórcio deve ser solicitado por um advogado, comece procurado um advogado. Dê preferências a advogados especialista em direito de família. Caso não possua dinheiro suficiente para contratar um profissional procure a Defensoria Pública da sua cidade.
    No divórcio consensual o seu advogado deve informar ao Juiz a existência ou não de filho menor de idade
    Caso tenha filhos menores os pais já devem ter decidido como ficará a guarda da criança.

  2. 2

    Outro ponto que não pode ser esquecido quando tem filho menor de idade é como ficará o pagamento da pensão alimentícia. Os cônjuges já devem ter acordado entre si o valor a ser pago e o dia de pagamento.
    Tendo o casal adquirido patrimônio durante a vigência do casamento deve ser informado ao juiz como se dará a partilha dos bens.
    Caso o cônjuge deseje alterar o seu nome de casado para o nome de solteiro deve informar ao juiz na ação de divórcio.

  3. 3

    No período que estiver resolvendo os assuntos do seu divórcio com o cônjuge procure evitar envolver os filhos. Muitas crianças não se adaptam em ter pais separados. Caso você perceba algum comportamento estranho no seu filho procure leva-lo ao um psicólogo ou procure conversar com ele para saber o que está acontecendo.
    Como o período de divórcio pode demorar alguns meses, caso a convivência entre você e seu cônjuge esteja muita complicada proponha que o outro procure um novo lugar para morar.
    Antes de solicitar o divórcio tenha certeza da sua decisão e procure também saber da decisão do seu parceiro.
    Com o pedido de divórcio julgado procedente pelo juiz, todo vínculo que existia na sociedade conjugal é desfeito.
    Aproveite este momento para refletir na sua relação anterior antes de querer sair a procurar de um novo amor.

Comentários
blog comments powered by Disqus