» Família » Férias e Planejamento de Viagens » Documentos para Tirar Passaporte de Menor

Documentos para Tirar Passaporte de Menor

Galeria
Documentos para Tirar Passaporte de Menor

Para uma pessoa de menor viajar, ou seja, alguém com menos de 18 anos, são necessários muitos documentos, principalmente se o de menor for viajar sozinho ou com pessoas que não sejam seus responsáveis.

Toda essa segurança é necessária devido ao roubo de crianças, por isso, para conseguir com que o de menor viaje é necessária uma grande burocracia para tentar dificultar que a criança viaje sozinha, desacompanhada ou seja roubada, seja por parentes ou por estranhos.

Instruções
  1. 1

    Para conseguir permissão para a pessoa de menor viajar, é necessário se dirigir a policia federal da sua cidade com os documentos do responsável, do menor e do acompanhante do menor, caso ele não vá viajar com os responsáveis.

    Além de conseguir permissão junto a receita federal, deve-se ver quais são os documentos são necessários no pais de destino, tal como visto, entre outros.

  2. 2

    Os documentos necessários para uma pessoa de menor tirar passaporte são:

    - Tanto pai quanto mãe devem permitir a viagem, caso não possam estar presentes devem apresentar documento preenchido solicitado pela policia federal, em caso de morte deve ser apresentada a certidão de óbito.
    - O menor deve estar, obrigatoriamente presente na data de solicitação do documento.
    - Documentação original dos pais ou responsáveis.
    - Para crianças menores de 3 anos deve ser apresentada uma foto em tamanho solicitado pela policia federal, com fundo branco.
    - O menor e um dos responsáveis deve estar presente na data de entrega do passaporte.
    - Outros documentos podem ser solicitados pela policia federal, se estes acharem necessário.

  3. 3

    Após apresentada toda a documentação, a policia federal informará um prazo para retirada do passaporte, algo em torno de 30 dias, mas pode demorar mais, por isso é bom sempre solicitar os documentos com antecedência, visando evitar qualquer imprevisto.

    E também é muito importante que os pais ou responsáveis conversem com o menor a respeito da viagem, mostrem videos e imagens de para onde estão indo, pois dependendo do lugar, o choque cultural pode ser muito grande, principalmente se for um pais com um idioma diferente, que o menor não conheça, ou com um cultura muito diferente. Isso é necessário para crianças maiores e adolescentes, crianças com em torno de 6, 7 anos ou menos não sentirão tanto a diferença.

    Também deve haver planejamento para se a viagem for apenas a passeio, a trabalho dos pais ou para morar, pois isso também pode ser bem frustante e traumático para uma criança/ adolescente, pois estes perderão seus amigos, colegas. Enfim, estarão saindo de sua zona de conforto.

Comentários
blog comments powered by Disqus