» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Doe sangue

Doe sangue

Galeria
Doe sangue

Doar sangue é um ato voluntário que consiste em ajudar ao próximo em que muitas vezes pode salvar vidas. É um procedimento seguro que pode auxiliar outro indivíduo em um tratamento de saúde. Pessoas saudáveis podem doar regularmente, é um procedimento simples e caso você esteja pensando em se tornar um doador de sangue, saiba aqui com detalhes como e onde poderá doar.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Documento com foto.
  1. 1

    Para doar sangue a pessoa além de boa vontade, deve também preencher alguns requisitos. Deve ser maior de dezoito anos e ter menos que sessenta anos de idade, ter um peso superior ao de sessenta quilos. Nos casos das mulheres deverá esperar um prazo de noventa dias após a última doação, ter certeza de não estar grávida e nem amamentando. Também esperar três meses para doar após possível aborto ou ter dado a luz. No caso de homens, esperar um prazo da última doação de sessenta dias.

  2. 2

    Existem alguns casos em que doar sangue não é permitido: Ter tido hepatite após os dez anos de idade. Ter contraído doenças como as de chagas, malária ou esteve em alguma região que tenha malária por seis meses, se tem sífilis, sofrer de ataques epiléticos, ser diabético, caso tenha feito alguma tatuagem a menos de um ano, não poderá ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos dez anos.

  3. 3

    Também não deverá ter tomado bebidas alcoólicas vinte e quatro horas antes de doar sangue, deverá estar em jejum com no mínimo duas horas depois de ter almoçado, ter dormido o inferior a seis horas antes da doação. Outro fato que exclui a pessoa de ser doador de sangue é ter-se exposto ao risco de contrair ao vírus da AIDS, ou seja, ter tido relação sexual com mais de um parceiro nos últimos três meses, usar drogas injetáveis e não usar preservativo nas relações sexuais.

  4. 4

    Se estiver fora desses motivos citados acima e tiver vontade de doar sangue leve um documento de identidade com foto até um hemocentro mais próximo. Um pequeno furo será feito no seu dedo, teste de anemia e alguns exames como pressão arterial e batimento cardíaco. Depois será feita uma breve entrevista com perguntas que ficarão em sigilo absoluto.

  5. 5

    Estando tudo certo será encaminhado para a doação, onde será retirada uma pequena quantia do braço para ser realizados exames e depois mais ou menos quatrocentos ml de sangue em uma bolsa. Após a doação a pessoa receberá um lanche e após aguardar alguns minutos vai ser liberada. Doar sangue além de ser um ato de amor é uma atitude de pessoas de bem.

Dicas e AVISOS
  • Informe-se na unidade de saúde mais próxima.
  • As informações requisitadas na entrevista devem ser honestas.
Comentários
blog comments powered by Disqus