» Hobby » Artes e Entretenimento » Dom Casmurro

Dom Casmurro

Galeria
Dom Casmurro

Dom Casmurro é uma obra literária escrita em 1899 pelo brasileiro Machado de Assis. Machado era escritor, poeta e jornalista, que nasceu em 21 de junho de 1839 e morreu em 29 de setembro de 1908. É considerado até hoje o maior escritor de nossa literatura, sendo objeto de análise por especialistas e amantes das letras. Ainda é tema de estudo nas escolas, e suas obras continuam sendo relembradas e analisadas pelos estudantes.

Junto com alguns colegas, fundou a Academia Brasileira de Letras e foi o primeiro presidente desta instituição, sendo então o primeiro ocupante da cadeira número vinte e três. A crítica moderna atribui a Machado a chegada do realismo no Brasil, através de sua "trilogia realística" que é composta pelas obras Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e o próprio Dom Casmurro.

Ocupou também cargos no governo, principalmente nos ministérios da agricultura, do comércio e das obras públicas. Segundo críticos, essa ambição intelectual de Assis deve-se a sua ânsia de ascensão social e ao seu interesse pela corte.

Machado foi referência literária de muitos escritores e poetas brasileiros, dentre eles estão Olavo Bilac, Coelho Neto, Carlos Drummond de Andrade e Lima Barreto. Faleceu em decorrência de uma úlcera canceriana, deixando uma grande herança literária para nosso país.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A história é narrada em primeira pessoa pelo próprio personagem principal, Bento Ribeiro, que ficou conhecido por seus amigos pelo nome que dá o título a trama, Dom Casmurro. Ele começa a narrativa contando o motivo de ter recebido esse apelido que foi mantido por seus próximos. O personagem passa então a narrar os eventos mais importantes de sua vida desde a mocidade, dando ênfase a períodos que esculpiriam o caráter e a personalidade do próprio no momento em que narra.

  2. 2

    Passa então a história pela fase do seminário, onde Bento Ribeiro conheceria seu melhor amigo, Ezequiel, e evolui o enredo até a entrada de Capitu na trama. Esta que chamaria Bento Ribeiro de Bentinho, casa-se com ele e lhe devota amor e carinho. Mas, após alguns anos de vida conjugal, Bentinho começa a desconfiar de uma traição por parte de Capitu, desconfiança essa que viria da tristeza de Capitu ao ver Ezequiel morto.

  3. 3

    Note então que começaria a parte mais importante da trama, com Bentinho tendo ataques de ciúmes delirantes a ponto de mexer com o psicológico do personagem e alterar traços de sua personalidade. O ciúme doentio do personagem leva ao leitor uma curiosidade e até a um gosto pelo mistério ao tentar, ao longo da trama, descobrir se a traição de fato ocorreu ou não.

    A história permitiu muitas adaptações no cinema, teatro e televisão e ainda divide especialistas que usam a obra para realizar análises sobre o comportamento do protagonista.

Comentários
blog comments powered by Disqus