» Saúde » Corpo e Saúde » Dor na nuca: possíveis causas

Dor na nuca: possíveis causas

Galeria
Dor na nuca: possíveis causas

Quando as pessoas sentem uma dor na nuca mostram sempre alguma preocupação. A presença da dor é sinal de que existe algum problema mais ao menos grave e a dor na nuca assusta mais que qualquer outra.

Este tipo de dor pode ter muitos significados uma vez que esta região é frequentemente atacada pela tensão e nela existem nervos, músculos, vasos sanguíneos e a coluna cervical.

Esta dor pode ser unilateral ou bilateral e a sua origem pode ser variada. Na sua presença o melhor é recorrer ao médico o mais rapidamente possível para determinar as suas causas e fazer um plano de tratamento.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Depressão e ansiedade

    Os fatores psicológicos e sociais negativos bem como situações de grande ansiedade podem levar a quadros de depressão e ansiedade. A depressão e a ansiedade encontram-se relacionados com a dor cervical. Esta dor pode ser persistente, temporária ou recorrente.

    A intensidade da dor na nuca está relacionada com o grau de ansiedade vivido em situações de estresse, ou seja, quanto maior for o grau de ansiedade mais intensa é a dor.


  2. 2

    Doenças da coluna cervical

    Quando a dor na nuca se apresenta com irradiação para os braços isso significa que existe latente uma doença da coluna cervical como é o caso de uma hérnia discal. As doenças da medula cervical ou dos nervos cervicais podem também dar origem a este tipo de dor chamada de cervico-braquialgias.

    As posturas incorretas podem também originar este tipo de dor uma vez que provocam doenças da coluna cervical.


  3. 3

    Cefaleias cervicogênicas

    Quando a dor começa na nuca e sobe até à parte superior cabeça são chamadas de cefaleias cervicogênicas tendo também a sua origem na coluna cervical.

  4. 4

    Origem vascular ou cerebral

    Mais grave á a dor na nuca provocada por alterações vasculares ou cerebrais. Estas alterações podem dar origem a um aneurisma cerebral (dilatação de uma veia ou artéria do cérebro) que a qualquer momento se pode romper provocando um derrame cerebral e em muitos casos até mesmo a morte se a pessoa não tiver um atendimento imediato. Esta situação provoca uma forte dor na nuca quase insuportável.

  5. 5

    Meningite

    A meningite também pode provocar dores na nuca, mas geralmente encontra-se associada a vômitos e febre. Esta é uma doença altamente contagiosa e muito assustadora provocando muitas vezes o pânico às mães de crianças pequenas.

  6. 6

    Tratamento

    O tratamento da dor na nuca depende de como é logico da causa e do diagnóstico. São muitos os tratamentos que podem ser instituídos, mas só o médico pode e deve fazer a prescrição. É importante não se auto-medicar uma vez que pode estar a mascarar uma situação muito grave.

Comentários
blog comments powered by Disqus