» Saúde » Corpo e Saúde » Dor no corpo: possíveis causas

Dor no corpo: possíveis causas

Galeria
Dor no corpo: possíveis causas

A dor é a maneira da natureza de dizer que algo está errado. Se você tiver dor que afeta todo o seu corpo, você pode sofrer de alguma condição sistêmica. Várias condições podem causar dor ao longo do corpo. Algumas são menores e temporárias e se irão resolver por conta própria. Outras condições podem ser crônicas e requerem atenção médica. As diversas condições muitas vezes envolvem o sistema imunológico e quase sempre envolvem o sistema músculo-esquelético em alguma capacidade, pois os receptores de dor são incorporados com tecidos músculo-esqueléticos. Conheça possíveis causas de dor no corpo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A dor generalizada no corpo pode variar na sua expressão e gravidade, dependendo da causa. Pode assumir a forma de dores maçantes, rigidez, dores agudas ou queimação e dor lancinante. Os sintomas secundários podem incluir fadiga, fraqueza, baixa resistência e distúrbios do sono. Os sintomas podem ocorrer de forma geral ou podem ser mais graves em uma parte particular do corpo. Algumas condições causam dor que viaja de um local para outro. Se a dor é crônica, provavelmente é agravada por fatores como o esforço muscular, fadiga, umidade, temperatura, pressão barométrica e estresse emocional.

  2. 2

    Várias condições temporárias podem criar dor no corpo de forma igualmente temporária, incluindo exercício físico, o uso excessivo de um músculo, acidentes de viação, febre, gripe, vírus e infecções. A dor muscular de início tardio ocorre após o exercício ou o uso do músculo e provavelmente tem múltiplas causas. A dor é provavelmente provocada, pelo menos e em parte, devido ao esforço muscular que produz metabolitos, tais como o ácido láctico e pirúvico. A dor que ocorre após um acidente de viação acontece porque os músculos e os ligamentos estão inflamados devido a serem rasgados e traumatizados. Gripe, febre, vírus e outras infecções desencadeiam uma resposta imunitária celular em que os produtos químicos chamados citocinas e interleucinas atacam e destroem as células da mucosa que foram alteradas ou afetados pelo vírus ou uma infecção, resultando em dor no corpo.

  3. 3

    Nos casos da doença de Lyme e pneumonia, a dor generalizada no corpo acontece como resposta do sistema imunitário. A doença de Lyme é uma infecção bacteriana transmitida pela picada de um carrapato. Se for detectada e tratada precocemente com antibióticos, a doença pode ser impedida de desenvolver complicações a longo prazo, tais como meningite e artrite.

    Os sintomas secundários incluem muitas vezes uma lesão no local da picada do carrapato. A pneumonia é a inflamação ou infecção do pulmão. Existem centenas de possíveis causas de pneumonia, incluindo infecções virais, bacterianas ou fúngicas. A pneumonia bacteriana tem um início súbito e é geralmente associada com a dor no peito. A pneumonia atípica tem um início mais gradual e é mais provável que tenha dor generalizada no corpo, em especial nas nas articulações, devido à inflamação sistêmica.

Comentários
blog comments powered by Disqus