» Hobby » Artes e Entretenimento » Efeitos especiais: como fazer

Efeitos especiais: como fazer

Galeria
Efeitos especiais: como fazer

Se está pronto para levar as habilidades de fotografia que possui para o próximo nível e divertir-se, continue lendo para descobrir os diferentes truques fotográficos e técnicas de efeitos especiais que pode usar imediatamente. Serão citados os 3 truques mais comuns de fotografia e técnicas de efeitos especiais. Eles exigem muito pouco esforço extra para começar.

A maioria destes efeitos especiais não irão exigir que compre nenhum equipamento especial. Pode começar com qualquer câmera digital razoável (de preferência uma DLSR) e um tripé para fotografia noturna. Quanto ao programa para truques de fotografia, precisa de pelo menos um bom programa de edição de fotos como o Adobe Photoshop ou uma alternativa grátis como o Gimp. Uma vez que pegar o jeito e melhorar as habilidades, pode considerar investir em câmeras mais sofisticadas e programas de efeitos especiais.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Fotos de perspectiva forçada

    Se já viu fotos da torre inclinada de Pisa, Itália, tomada por turistas, definitivamente já deve ter visto fotos de perspectiva forçada. Estas geralmente retratam pessoas "empurrando" a torre com as próprias mãos. Esta é provavelmente a técnica de efeito especial de fotografia mais usada naquele ponto turístico.

    Perspectiva forçada emprega ilusão de óptica através de um posicionamento inteligente do fotógrafo e do sujeito. Sendo assim, para conseguir esse efeito, precisa posicionar-se mais perto da câmera para parecer maior do que a torre do ponto de vista dela e segurar as mãos enquanto o fotógrafo ajusta a posição para alinhar as mãos contra a parede perfeitamente para criar a ilusão de estar "empurrando" a torre.

    Há infinitas variações que pode experimentar para criar fotos interessantes, como fazer-se parecer mais alto do que um edifício, carregar uma pessoa com as mãos, interagir com um objeto incrivelmente grande e muito mais.

  2. 2

    Fotografia de longa exposição

    Efeitos especiais de fotografia de longa exposição são geralmente feitos à noite ou em condições de pouca luz. Basicamente, define-se a velocidade do obturador da câmera para uma duração mais longa para que obtenha detalhes nítidos de elementos fixos nas imagens, enquanto borra, mancha, ou obscurece os elementos móveis. Irá precisar de um tripé ao tentar uma fotografia de longa exposição para obter imagens claras e nítidas.

    Os exemplos mais comuns que pode ter visto são fotos noturnas de rua de cidade com raias longas e surreais de luz feitas por faróis de carros passando. Outros exemplos comuns de efeitos especiais são imagens do céu durante a noite, onde é possível ver as trilhas de estrelas. Ou também pode divertir-se criando pinturas de luz, onde é possível "pintar" uma foto com uma fonte de luz brilhante com uma cena escura para criar imagens espetaculares e vívidas.

  3. 3

    Inclinação e deslocamento

    O efeito especial de inclinação e deslocamento literalmente refere-se à inclinação e deslocamento da lente da câmera para conseguir foco seletivo. Este efeito especial é mais comumente conhecido por criar versões em miniatura de imagens da vida real. Uma determinada parte da imagem está com um foco muito nítido, mas outras regiões estão gradualmente desfocadas. Isso cria a ilusão de que as pessoas ou carros dentro da imagem parecem brinquedos em miniatura.

    Irá precisar de lentes de câmera especial com recursos de inclinação e deslocamento, mas também pode fingir esse efeito usando um programa. Na verdade, este efeito especial tornou-se recentemente tão popular que é possível instalar aplicativos de programas em um smartphone para produzir automaticamente as imagens em miniatura ao tirar fotos usando diretamente a câmera do smartphone.

Comentários
blog comments powered by Disqus