» Família » Férias e Planejamento de Viagens » Embu das artes: conheça mais sobre

Embu das artes: conheça mais sobre

Galeria
Embu das artes: conheça mais sobre

Embu das Artes é, nos dias de hoje, uma cidade que se especializou no acolhimento de artistas. E isso fez com que a sua dimensão turística aumentasse, sendo potenciada e atraindo mais pessoas à localidade. Esta estratégia imprevista resultou em mais dividendos econômicos, culturais e sociais para os seus habitantes e para a própria cidade.

Se está a pensando em visitar Embu das Artes, então conheça aqui mais sobre a cidade e veja algumas dicas turísticas de forma a planejar da melhor forma a sua viagem.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Embu das Artes é um município brasileiro situado na Região Metropolitana de São Paulo do Estado de São Paulo. Fica localizada na costa este brasileira, com uma área de cerca de 70,1 quilômetros quadrados e com pouco mais de 248 722 habitantes, segundo os últimos números oficiais. É sobretudo uma estância turística (é um dos 29 estados de São Paulo que cumprem esses pré-requisitos da lei estadual), cuja principal atividade econômica é o turismo, mas que nos últimos tempos se especializou em acolher artistas.

  2. 2

    A cidade foi fundada no século XVI, por jesuítas, que procuraram catequizar os índios locais, os Itupiniquins. No entanto, a vocação artística da cidade só se iniciou no século XX, mais propriamente em 1937, quando o santeiro local, chamado Cássio M'Boy, ganhou o Primeiro Grande Prêmio na Exposição Internacional de Artes Técnicas, na capital francesa de Paris. Cássio M'Boy foi um nome bastante importante do meio artístico brasileiro, ligado a várias personalidades do Movimento Modernista de 1922.

    A partir daí, a tradição artística da cidade começou a consolidar-se e a ganhar projeção dentro e fora do Brasil. Em 1964 promoveu o Primeiro Salão das Artes, nessa mesma década começou a atrair o movimento hippie brasileiro, criou a Feira de Artes e Artesanato e, em 2009, o prefeito, Chico Brito, decidiu que Embu passasse a ser, oficialmente, chamada de Embu das Artes.

  3. 3

    Assim, as principais atrações turísticas de Embu das Artes estão relacionadas com a Cultura. Não pode perder então uma visita ao Museu de Arte Sacra ou ao Centro Cultural Mestre Assis do Embu. Na arte religiosa, visite a Capela de São Lázaro, onde está a imagem de santo São Lázaro esculpida por Cássio M'Boy. No entanto, o Conjunto Nossa Senhora do Rosário, formado pela igreja e a casa dos padres, é a mais antiga construção jesuíta em São Paulo e merece igualmente uma visita. Finalmente, não deixe de passar pelo centro histórico da cidade, onde encontra várias galerias de arte, lojas de artesanato e, claro, restaurantes onde pode provar a gastronomia local.

Comentários
blog comments powered by Disqus