» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Emissão de passaporte: informações

Emissão de passaporte: informações

Galeria
Emissão de passaporte: informações

Para qualquer viagem internacional é preciso ter o passaporte original e válido em mãos, isto mesmo para países em que não há necessidade de visto para entrar, ao menos o passaporte será preciso. Existem alguns países do Mercosul em que até seria possível entrar apenas com a identidade, porém o aconselhável é que vá com o passaporte.

A emissão de passaporte é feita unicamente em postos da Polícia Federal, para isso deverá seguir alguns passos simples porém um pouco demorados, sendo assim é interessante não deixar para tirar seu passaporte na última hora.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Existe a possibilidade de tirar passaporte urgente, porém são apenas alguns casos que permitem isto, geralmente para tratamento de saúde com urgência no exterior com a devida comprovação da necessidade.

    Para emitir seu passaporte deverá acessar o site da Polícia Federal e emitir o GRU (Guia de Recolhimento da União), que deve ser pago, com todos os documentos em mãos (identidade ou CNH, título de eleitor com 2 últimos comprovantes de votação, CPF e GRU pago).

    No próprio site já poderá fazer a solicitação de seu passaporte (passo necessário para poder solicitar agendamento). Após solicitar preenchendo o formulário também pelo site poderá fazer o acompanhamento do andamento de seu . pedido de passaporte.

  2. 2

    Atualmente o preço para emissão do passaporte (GRU) é de R$ 156,07, porém quando for requerer o seu talvez tenha alguma alteração no valor. Esta taxa deve ser paga no banco através de uma guia de recolhimento.

    Será agendada uma data para que entregue todos os documentos, fotos e sejam recolhidas suas digitais e assinatura por meio eletrônico em uma unidade do DPF mais próxima de sua residência.

    Após a coleta de todos os documentos o prazo de entrega do passaporte é de 6 dias úteis, mas lembre-se de que o demorado não é a entrega, mas sim o período entre o pagamento do GRU e a data agendada.

  3. 3

    Os locais de agendamento irão ser diferentes de acordo com o local onde mora, porém o início do processo deve sempre ser feito através do site. Então lhe será indicada uma unidade no RJ, SP, Jundiaí, Sorocaba ou qualquer outra região.

    Em caso de qualquer dúvida poderá consultar a página de perguntas frequentes sobre emissão de passaporte ou ligar para 194 que é a central de atendimento que funciona de segunda a domingo das 06:00hs até 00:00hs.

    Caso prefira entrar em contato por e-mail o endereço correto é [email protected] Não deixe de tirar qualquer dúvida, isso pode evitar atrasos na emissão de seu passaporte.

Comentários
blog comments powered by Disqus