» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Emitir cartão CNPJ

Emitir cartão CNPJ

Galeria
Emitir cartão CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, comumente chamado de CNPJ é o principal documento de identificação da situação cadastral de qualquer instituição seja ela com ou sem fins lucrativos. É através do numero do CNPJ que é possível obter a identificação de empresas e outras instituições como condomínios, sindicatos, associações, fundações, clubes, entre outros.
O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica compreende todas as informações de interesse das instituições que tratam da administração dos tributos no âmbito federal, estadual e municipal. O CGC (Cadastro Geral de Contribuintes) foi substituído pelo CNPJ.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Porque emitir o Cartão do CNPJ é tão importante?
    Emitir o Cartão do CNPJ é importante, pois o mesmo funciona como um documento de identidade da empresa que contem os seguintes dados: Data de abertura da instituição ou empresa, a razão social, ou seja, o nome jurídico da instituição, o nome de fantasia, o Código de Descrição da Atividade Econômica desenvolvida pela Instituição ou empresa (CNAE), o código de atividade secundaria caso ocorra, o código e a descrição da natureza jurídica, o endereço e a situação cadastral.
    O número do CNPJ é formado por 14 dígitos, dos quais os oito primeiros formam a raiz responsável pela identificação da instituição, os 04 dígitos seguintes identificam o endereço de atuação da empresa ou instituição, e os dois últimos dígitos, funcionam como código verificador. O número do CNPJ deve ser informado na Nota Fiscal e nas embalagens dos produtos.

  2. 2

    Todos os procedimentos relativos ao CNPJ devem ser realizados através do site ou das agencias físicas da Receita Federal do Brasil. Através do site da Receita é possível realizar os seguintes procedimentos em relação ao CNPJ: Inscrição, Alteração Cadastral, Baixa, Cancelamento do Pedido, Classificador do Objeto Social para o CNPJ, Alteração e inclusão do CNPJ Previdenciário, Coleta On line de documentos, através do Programa Gerador de Documentos do CNPJ, Consulta de emissão e situação Cadastral, Consulta ao CNPJ das eleições, Quadro de Sócios e Administradores da entidade representada por determinado CNPJ, entre outros.

  3. 3

    Para emitir o Cartão do CNPJ é necessário acessar a pagina da Receita Federal, clicar na opção Empresa, em seguida Comprovantes e CNPJ, Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral, que permite consultar e emitir o cartão do CNPJ, na próxima tela aparecerá o espaço para digitar o numero do CNPJ e os caracteres de verificação. Será apresentado o Cartão de CNPJ da Empresa, com todos os dados da mesma, que poderá ser impresso caso haja necessidade ou apenas consultado.


Comentários
blog comments powered by Disqus