» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Enem Mec: saiba mais

Enem Mec: saiba mais

Galeria
Enem Mec: saiba mais

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova anual feita pelo ministério da educação para avaliar o desempenho das escolas de ensino médio de todo o Brasil, ela surgiu no ano de 1998 e não era critério de seleção para nenhuma universidade pública, este modelo de prova durou até 2008. A prova da primeira versão do ENEM consistia em 63 questões de múltipla escolha e era feita em um único dia. O novo modelo de prova que surgiu em 2009, que foi adotado por quase todas as universidades publicas brasileiras como forma de seleção parcial ou única e é utilizado até hoje, é composto de 180 questões de múltipla escolha e uma questão de redação, estas questões eram divididas em diferentes áreas do conhecimento humano, que são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • inscrição prévia para realizar a prova
  1. 1

    Nas primeiras onze edições do ENEM, 1998 a 2008, ele era utilizado apenas para duas finalidades, a primeira era para o aluno verificar suas habilidades educacionais que seriam testadas futuramente quando tentasse entrar em uma faculdade, pois o ENEM abrange todos os componentes curriculares que são cobrados em provas de universidades. O exame também servia para auxiliar o governo quanto ao ensino que era oferecido nas escolas publicas, pois as notas obtidas pelos estudantes serviam de parâmetro para o governo avaliar cada escola individualmente e promover ações pontuais para melhorar a qualidade da educação, pode-se dizer que o exame nacional do ensino médio foi a primeira forma de se avaliar por inteiro o sistema de ensino do Brasil.

  2. 2

    O ENEM na forma que utilizada hoje, surgiu apenas em 2009 e sua principal função foi unificar o processo seletivo de universidades publicas do Brasil, além de modificações nas provas que passou a ser quase 3 vezes maior que o modelo antigo, foi implementada a teoria de resposta ao item (TRI), em que notas de edições anteriores também teriam valor na hora da seleção, o valor de uma mesma questão também poderia ser diferente para diferentes pessoas, dependendo de outras questões de mesma habilidade que por ventura ele acertou ou errou.

  3. 3

    Para quem fez o ENEM e já verificou sua nota, é necessário escolher o curso e a universidade no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e logo em seguida receberá o resultado das classificações, com a nota do ENEM também é possível concorrer à uma bolsa do ProUNI ou até mesmo conseguir um diploma de conclusão do ensino médio. Tudo isso pode ser feito através dos sites do ministério da educação.

Comentários
blog comments powered by Disqus