» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Energia geotérmica

Energia geotérmica

Galeria
Energia geotérmica

A energia geotérmica, também chamada de energia geotermal, se constitui basicamente por ser uma energia proveniente do calor obtido do próprio interior da terra, essa energia surgiu e foi desenvolvido devido as grandes demandas de energia que se tem atualmente na nossa sociedade, então descobriu-se um jeito de aproveitar esse calor que a terra já produz naturalmente para produzir energia elétrica que abasteça as nossas necessidades. Nos dias de hoje a maior parte da energia que consumimos vem da queima de combustíveis fósseis, tais como carvão mineral e petróleo, porém esses métodos são muito poluentes.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Então com a preservação do meio ambiente cada dia em mais evidência no nosso mundo procuramos por outras fontes de energia. Para entender a energia geotérmica você precisa entender como e do que nosso planeta é constituído. Basicamente a terra se forma por gigantescas placas, essas placas são o que nos mantêm fora de seu interior, nesse interior da terra podemos encontrar o magma que é composto de rochas derretidas pelas altas temperaturas do interior do planeta. Se monitorarmos o núcleo do planeta, perceberemos que quanto mais fundo formos mais as temperaturas das rochas se elevarão. Porém entre esse magma dentro do núcleo da terra existem regiões denominadas de instruções magmáticas, nessas áreas a temperatura é mais elevada do eu qualquer outro local na terra, por isso que são consideradas regiões com grande capacidade para produção de energia geotérmica.

  2. 2

    A primeira vez que um experimento foi feito tentando se usar esse tipo de energia, foi no ano de 1904 na cidade de Larderello onde se encontra a região da Toscana na Itália. Mas nessa época com a tecnologia pouco avançada a tentativa de se criar uma máquina que pudesse aproveitar a energia geotérmica foi um total fracasso, porque no vapor que saia dos pontos de extração existia um composto químico que acabou por destruir a máquina do experimento.

  3. 3

    No ano de 1913, foi construído uma estação com capacidade de 250 KW, isso nos tempos da segunda guerra mundial, então a produção de energia geotérmica já se encontrava em 100 MW, porém a própria segunda guerra mundial destruiu a máquina. Mas hoje em dia com a tecnologia muito mais avançada, diversos países produzem em escala comercial a energia geotérmica, países esse como o Japão, México, Quênia, Filipinas e Islândia. Portugal é um país que construiu uma moderna central para produção de energia geotérmica, na Ilha de São Miguel.

Comentários
blog comments powered by Disqus