» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Energia gravitacional

Energia gravitacional

Galeria
Energia gravitacional

A energia gravitacional também conhecida como energia potencial gravitacional, é considerada uma forma de energia que associa a posição em um campo gravitacional a um ponto referencial, no caso existe uma determinada interação entre a terra e um corpo composto por massa. A energia potencial ou energia armazenada desse corpo composto por massa é medida basicamente através da capacidade que esse corpo tem de realizar trabalho (proporcionar força e movimento para outro objeto em questão).

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    É basicamente explicada pela energia que se associa ao estado de separação entre dois corpos que vão se atrair com mesma força através da energia gravitacional. Assim você deve concluir que quando botamos um objeto de determinada massa a uma determinada altura, a energia gravitacional é transferida através do corpo por meio do trabalho proporcionado pela gravidade. Esse corpo por sua vez vai transformar a energia potencial que está armazenada em si mesmo, em energia cinética, esse fenômeno ocasiona que o corpo quando liberar essa energia vai voltar para sua posição no início do processo.

  2. 2

    Entenda que todo corpo constituído de massa em queda livre fica exposto a uma mesma aceleração em uma direção horizontal no sentido direcionado para baixo. Essa aceleração por sua vez recebe a nomenclatura aceleração gravitacional, representada pela letra “g”. o valor real aproximado desse fenômeno físico é de 9,8 m/s² no nosso planeta, isso varia de planeta para planeta, pois a gravidade se altera.



    Esse movimento resulta em uma força chamada de força peso, que pode ser calculada pela fórmula (P=m.g), saiba que o trabalho que essa força executa é totalmente igual a energia gravitacional. Então você pode entender que quando se libera um corpo a força que o trabalho realiza sobre ele é a energia gravitacional e essa energia se transforma em energia cinética.

  3. 3

    Compreenda que admite-se que a energia gravitacional é nula em um determinado estado, esse estado é caracterizado por forças de intensidade totalmente desprezível para aquele corpo, ou em outro caso possível de acontecer, a força de interação nas várias partículas é basicamente nula.



    Acredite que esses conceitos de energia gravitacional são usados na produção e de energia elétrica, um exemplo disso é na energia proporcionada pela hidráulica onde uma quantidade enorme de água é acumulada em uma barragem, então quando liberada essa água possui energia o suficiente para mover as turbinas que por sua vez produzirão a energia elétrica. A fórmula matemática que da à energia gravitacional de um corpo é (Epg= m.g.h).

Comentários
blog comments powered by Disqus