» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Energia hidráulica: como funciona

Energia hidráulica: como funciona

Galeria
Energia hidráulica: como funciona

A energia elétrica pode ser obtida de formas diferentes como, por exemplo, através do vento, do sol, da água, entre outros recursos que não são naturais. A maneira mais eficaz, barata e por isso mais utilizado na maioria dos países é a produção de energia através da água.

Neste caso a energia hídrica é captada a partir de um cálculo que envolve o potencial de massa de água. No Brasil a eletricidade é obtida através deste método, sendo a usina de Itaipu responsável por abastecer 16,99% de toda a energia que é consumida no país. Confira abaixo como funciona a energia hidráulica.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar é preciso começar sabendo da onde é possível retirar a energia hidráulica, os fluxos mais propícios para este tipo de exploração podem ser encontrados em lagos e rios, onde existem fortes correntezas e quedas de água, que auxilam na captação e transformação da força natural em eletricidade.

  2. 2

    Identifica-se o local que pode ser transformado em uma usina hidroelétrica. A partir é feita a instalação de ferramentas que são capazes de medir a potência da água, dessa maneira é possível obter a quantidade de residências que ele pode abastecer.

  3. 3

    Para que a água possa ser captada e transformada em energia elétrica são instaladas turbinas elétricas nos locais com grande potencial de produção ou moinho onde a eletricidade será gerada em menor quantidade e com menos potência. No primeiro caso as ferramentas têm a função de acionar um gerador elétrico ou compressor, para que a vazão da água seja convertida em eletricidade.

  4. 4

    Como já foi dito anteriormente é preciso que existam quedas de água, pois isso significa que a ela está em constante movimento, que é um dos requisitos para que haja a geração de energia. Somente através de um fluxo contínuo será possível produzir eletricidade permanentemente.

  5. 5

    Caso haja uma redução no volume de água do lago ou do rio, consequentemente será diminuída a geração de energia, por isso em épocas de estiagem algumas regiões costumam sofrer apagões, pois as usinas hidroelétricas não conseguem atender a demanda.

  6. 6

    Para evitar que este problema aconteça são construídas barragens na fonte de água para que seja formado um reservatório, sendo assim se houver uma época em que a vazão é reduzida as conseqüências a serem sofridas serão bem menores. Além disso, também é preciso regularizar o volume de água do rio para que ele possa ser abastecedor de anergia durante todo o ano.

Dicas e AVISOS
  • A água precisa ser captada por ferramentas mecânicas para ser transformada em energia elétrica.
  • É necessário instalar barragens para que não haja redução de abastecimento durante os perídos de estiagem.
Comentários
blog comments powered by Disqus