» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Energia hidrelétrica: saiba mais

Energia hidrelétrica: saiba mais

Galeria
Energia hidrelétrica: saiba mais

A energia hidrelétrica é aquela que não polui o ar e, além disso, é totalmente renovável, pois esta energia é liberada por uma passagem de água que move uma turbina onde aciona um gerador elétrico e assim produz a energia hidrelétrica. Veja mais informações relevantes logo abaixo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A principal vantagem dessa energia hidrelétrica é que ela não precisa de combustível caro para que produza energia, pois a força d’água é o próprio combustível transformado logo em seguida em uma espécie de energia não poluente e, uma fonte de energia renovável.

    Já a grande desvantagem é que em diversos casos ocorrem muitas inundações e contribuem para o efeito estufa, pois as árvores produzem muitos gases poluentes e acaba poluindo demais o nosso planeta.

  2. 2

    Entretanto, não é tão barato construir usinas em rios para gerar esse tipo de energia e por isso somente alguns países desenvolvidos adotam esse estilo de energia renovável. Porém, aqueles que adotam optam por construir as usinas em locais distantes da coletividade já para que se ocorra uma inundação não afete a cidade. Além disso, a eficiência de obtê-la é muito alta e o custo do chamado combustível não existe mesmo porque o essencial para produção da energia hidrelétrica é a água.

  3. 3

    Na física a força da água é chamada de energia potencial e as turbinas são denominadas de força mecânica, pois é através delas que a água chega a um gerador e a transforma em energia hidrelétrica.

    Como já citado é muito rentável para o País que adota esse tipo de sistema, mas como tudo tem um lado bom e outro ruim se não ficar monitorando a toda hora e, ainda mais com a temporada de chuvas as inundações poderá ser irreversível e acabar até mesmo com tudo o que estiver ao redor da instalação da usina além de afetar a saúde dos indivíduos que tiverem contato com a água, causar prejuízo à mãe natureza e acabar com várias espécies de peixes que lá permaneciam.

  4. 4

    Dessa maneira, podemos dizer que é uma primordial fonte de economia aderir a um sistema assim, por isso o Brasil construiu diversas usinas hidrelétricas e aproveitou que por possuir muitos rios com grandes extensões teria algo bem viável e fácil de manter, pois a presença de rios e de uma grande quantidade de água é essencial para construção de uma eficiente usina já que a água é o fator responsável por todo andamento do sistema.

Comentários
blog comments powered by Disqus