» Dinheiro » Carreiras » Engenharia de requisitos: conheça carreira

Engenharia de requisitos: conheça carreira

Galeria
Engenharia de requisitos: conheça carreira

A Engenharia de Requisitos também conhecida como Engenharia de Softwares, é responsável pelo processo de produção de documentos de requisitos e também pela manutenção desses documentos ao longo do tempo. É composta por atividades que fazem com que ela se mantenha que são a identificação, a análise e negociação, a especificação e documentação e também a validação.

Caso você tenha interesse em ingressar nessa carreira ou apenas conhecer a função leia os passos abaixo e verifique se está dentro do perfil traçado por você.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Os requisitos são definições utilizadas pela engenharia como uma propriedade ou determinado comportamento que um produto e / ou software deve atender em determinada função. Um engenheiro de requisitos será o responsável por acompanhar esses requisitos e verificar se estão de acordo com a solicitação.

  2. 2

    Caso você opte por seguir essa carreira é importante que conheça as atividades que fazem parte do trabalho. A identificação é o ponto principal para um Engenheiro de Requisitos uma vez que ela será realizada quando o projeto for viável. Na identificação você precisa entender o domínio, entender quais são as partes interessadas e também quais os problemas e soluções.

  3. 3

    A etapa de análise é realizada logo após a identificação e ela consiste de uma classificação para que se possa priorizar as necessidades e os requisitos a serem trabalhados. Feito isso é importante realizar também a confirmação juntos às pessoas interessadas. As informações que são obtidas nesse processo será importante para a definição das demais fases.

  4. 4

    Para a especificação do documento é necessário de trabalhar com dois tipos de requisitos sendo eles, os requisitos funcionais que é exatamente o que as partes esperam que seja oferecido pelo sistema e os requisitos não funcionais que é quando deve-se compreender quais as funções o sistema não exercerá.

  5. 5

    E por fim o engenheiro de requisitos fará a validação de todo o processo. A validação é extremamente importante uma vez que visa antever possíveis erros que possam ocorrer durante a execução do processo. O Engenheiro de requisitos deve estar apto a verificar criticamente todos os detalhes do documento, garantindo que a execução seja extremamente eficaz.

  6. 6

    Se você tem interesse em ingressar nessa carreira é importante que saiba a importância que esse profissional possui no mercado de trabalho. O engenheiro de requisitos será o responsável por toda a análise e toda a garantia de utilização de um programa específico para cada uma das empresas que os contratam.

Comentários
blog comments powered by Disqus