» Dinheiro » Carreiras » Engenharia de software: conheça a carreira

Engenharia de software: conheça a carreira

Galeria
Engenharia de software: conheça a carreira

A profissão de engenheiro de software está sendo muito falada atualmente, este será um profissional responsável por montar toda a documentação para o funcionamento do software, se este profissional falhar, provavelmente o software não funcionará corretamente. É uma profissão de muita responsabilidade, pois o trabalho dos restante da equipe é dependente do seu.

Instruções
  1. 1

    Um engenheiro de software deve ter noções de programação e de banco de dados, para que saiba como funcionam as coisas para as quais ele desenvolverá requisitos e documentação. Nesse ponto, quanto maior o conhecimento do profissional na área técnica melhor será a documentação criada.

    Um engenheiro também deve conhecer a área de qualidade e testes de software, pois assim pode entregar um bom trabalho ao cliente, um software sem falhas. Metodologias de desenvolvimento também são um grande diferencial, principalmente as metodologias ágeis, tal como Scrum. Muitos engenheiros de software também atuam na área de gerenciamento de riscos, processos e até mesmo como gerentes de projeto.

  2. 2

    A maior dificuldade hoje de um engenheiro de software é interpretar bem os requisitos e passar um tempo real de desenvolvimento, tanto para o cliente quanto para os programadores, para que estes não tenham que passar as madrugadas trabalhando para entregar um software de qualidade, o que provavelmente não irá acontecer, pois não haverá tempo suficiente para testes.

    É uma área em constante crescimento, porém os profissionais devem estar preparados para enfrentar um mercado onde não são permitidos erros, e onde a metodologia utilizada é muito importante, sendo ela ágil ou convencional. Existem diversos cursos de graduação e de pós graduação que preparam o profissional, sendo a maior parte na área de análise de software, após isso o profissional deve buscar fazer uma pós graduação na área de engenharia de software ou de gerenciamento de projetos.

  3. 3

    Antes de se resolver seguir essa carreira, deve-se conversar com profissionais da área e ver o que realmente eles fazem, pois a área exige bastante estudo, e pois isso muitos acabam desistindo. E também há o caso dos que não desistem, mas ao começar a trabalhar descobrem quem não era isso o que queriam. Devido também as constantes evoluções do mercado, criações de novas linguagens e tecnologias, o profissional deve estar o tempo todo se atualizando e estudando.

    Alguma parte do trabalho é burocratica, como por exemplo lidar com os custos e tempo, com os riscos do projetos, entre outros. Mas é compensador na hora que o software está pronto.

Comentários
blog comments powered by Disqus