» Dinheiro » Carreiras » Engenharia física: conheça a carreira

Engenharia física: conheça a carreira

Galeria
Engenharia física: conheça a carreira

A engenharia física é uma das modalidades de engenharia que envolve conhecimentos em física para o desenvolvimento de materiais e tecnologias. É possível trabalhar nas empresas de extração de petróleo, indústrias químicas, trabalho com eletrônica e em muitas outras áreas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Na área de telecomunicações e de equipamentos médicos, o engenheiro físico trabalha desenvolvendo dispositivos que podem ser necessários nos mais diversos aparelhos. Esse profissional atua também no setor de energia criando e explorando mecanismos auxiliares na captação de energia solar, elétrica ou nuclear. Um engenheiro físico também pode trabalhar no setor de monitoramento ambiental, além de criar materiais semicondutores e outros componentes eletrônicos.

  2. 2

    O mercado de trabalho está muito aquecido nesse setor, ainda são poucas faculdades que oferecem essa graduação e por isso faltam profissionais para trabalhar. A área melhor remunerada para um engenheiro físico trabalhar é a de pesquisa em tecnologia e desenvolvimento de novos materiais. É possível trabalhar na indústria farmacêutica, bancos, organizações ambientais, ongs, empresas de telecomunicação e muitas outras. Com o avanço da tecnologia a tendência é que a oferta de emprego para todas as engenharias aumente.

  3. 3

    No Brasil, a primeira turma de engenharia física se formou em 2004. Por sem uma profissão relativamente nova é difícil encontrar especializações e mesmo a graduação. A faculdade melhor reconhecida é a UFSCar, em São Carlos interior de São Paulo.
    O salário inicial de um engenheiro físico é de pouco mais de três mil reais mensais para trabalhar seis horas diárias.

  4. 4

    O curso de engenharia mecânica envolve várias áreas de conhecimento. Tem disciplinas de ciências humanas, como sociologia do trabalho e filosofia da ciência, assim como tem muitas disciplinas de exatas que envolvem física, matemática, química e etc. A graduação é baseada em teoria e prática, sendo que nos primeiros semestres o estudo é dedicado para as teorias. A grade curricular do curso concentra a formação em setores, o profissional sai da faculdade tendo em mente qual área quer se dedicar. Nessa graduação exige-se a elaboração da monografia e do estágio obrigatório no ultimo ano da graduação em período integral. A duração do curso é de cinco anos.

  5. 5

    O profissional pode trabalhar com acústica, monitorando as emissões de som a fim de melhorar as condições acústicas de determinado ambiente, tanto para estúdios de musicas como para casas e indústrias.
    No controle e automação. O engenheiro físico desenvolve equipamento para as linhas de produção e também para laboratórios. Em geral, esse profissional trabalha em empresas.

Comentários
blog comments powered by Disqus