» Hobby » Equipamentos para Estúdio: como escolher

Equipamentos para Estúdio: como escolher

Galeria
introdução

Quando procuramos fazer algo bem feito, isto envolve muita pesquisa, um bom orçamento e procura pelos melhores equipamentos com um bom custo x benefício. Se você está querendo montar um estúdio, profissional ou caseiro, confira aqui algumas dicas e veja como fazer uma boa escolha dos equipamentos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo é você decidir o que você quer e precisa: algo bem profissional ou algo para um hobbie seu? Se você quer um cantinho para fazer suas gravações apenas para você e seus amigos, a melhor opção é investir em um Home Studio simples. Já se você quer algo profissional, pretende conseguir clientes para gravar e quer fazer disso um trabalho, a melhor opção é investir em um Studio profissional.

    A diferença entre essas duas opções é que em um você irá gastar menos, não precisará de muito espaço e o ambiente pode ser como você quiser. Já um Studio profissional envolverá mais gastos, mais aparelhagem, precisará de um pouco mais de espaço e de um ambiente bem profissional, que passe confiança para os seus clientes sobre o seu profissionalismo.

  2. 2

    Se você optou por montar um simples Home apenas para fazer algumas gravações legais sozinho e com seus amigos nas horas vagas, veja algumas dicas para montá-lo da melhor forma.
    Aqui você utilizará equipamentos básicos e pode utilizar-se de um pequeno espaço da sua casa, como um quartinho vago ou algo assim. Os três equipamentos básicos que você precisará são:

    - Um computador;
    - Uma placa de som externa – com, no mínimo, 2 canais com preamp (isso dispensa a necessidade de uma mesa de som);
    - Um microfone condensador.
    - Caixa Amplificada.

    A partir desses três equipamentos básicos já dá para você fazer muita coisa aí mesmo na sua casa. Claro que a qualidade das suas gravações e produções irá depender um pouco da qualidade dos equipamentos que você comprar. Por isso é importante que você faça um orçamento e tente chegar ao melhor custo x benefício possível, já que as placas de som, por exemplo, podem variar de R$300,00 a R$3.000,00.

  3. 3

    Aqui, além de você investir mais em equipamentos, você precisará também de mais espaço e de um ambiente mais apropriado se deseja receber clientes. Um estúdio profissional até pode ser montado em casa, desde que o ambiente seja bem propício para o trabalho.
    Quanto aos equipamentos, de início você precisará ter pelo menos:

    - Um computador;
    - Uma placa de som externa – com várias entradas, com preamp valvulado;
    - Microfone condensador;
    - Caixa Amplificada;
    - Compressor – que dá muito mais qualidade às gravações de voz e de alguns instrumentos;
    - Mesa de Som - com no mínimo 16 canais.

    Esses são os equipamentos necessários para se começar um Studio Profissional, eles irão envolver um gasto maior, devem ser de uma qualidade maior e claro, vale lembrar que um Studio Profissional não tem limites, já que sempre surgem mais e mais formas de melhorá-los – algo que você pode ir fazendo com o tempo.

Comentários
blog comments powered by Disqus