» Hobby » Carros » Escapamentos para carros: como trocar

Escapamentos para carros: como trocar

Galeria
Escapamentos para carros: como trocar

As funções básicas do escapamento é balancear o ruído do seu carro e evitar que os gases produzidos pelo motor sejam lançados diretamente no meio ambiente. Estas funções do escapamento são feitas através de quatro peças - silencioso traseiro, silencioso intermediário, tubo dianteiro e catalisador - que compõem o sistema exaustor do veículo e funcionam com uma espécie de filtro (de ruído e de gases).

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 2 macacos
  • Jogo de Chave de Boca
  • Óculos de Proteção
  • Luvas de Proteção
  1. 1

    Os escapamentos tem uma durabilidade de aproximadamente 2 anos. Quando o escapamento estiver reproduzindo um ronco muito mais alto do que o convencional e emitindo um nível elevado de gases ao meio ambiente está na hora de trocá-lo.
    Para você trocar o escapamento do seu carro você vai precisar de: dois macacos – para que o carro possa ser totalmente suspenso; um jogo de chave de bocas – para soltar os parafusos que fixam o escapamento no fundo do carro – e equipamentos de segurança – um par de luvas de proteção e óculos de proteção.

  2. 2

    Como o escapamento está localizado na parte inferior do seu automóvel você irá precisar levantá-lo. O levantamento deverá ser feito com dois macacos. Caso você só tenha apenas um macaco em mãos, você pode usar o meio-fio (sarjeta) como apoio e levantar o carro com apenas um macaco. O importante é que você tenha acesso a parte inferior do veículo.
    Você deve começar a troca soltando as braçadeiras que fixam o escapamento; solte todas. Você também deve soltar as presilhas (geralmente de borracha) que auxiliam a fixar o escapamento no fundo do carro. Depois, puxe o para trás para poder soltá-lo completamente.

  3. 3

    Comece a instalação do novo escapamento encaixando ele no tubo da saída do motor. Em seguida, prenda o escapamento com as presilhas e as abraçadeiras. Tome cuidado para não deixar nenhuma presilha ou abraçadeira solta ou frouxa para que o escapamento não caía enquanto você estiver andando com o seu carro.
    Não se esqueça também de usar os óculos e as luvas de proteção para trocar os escapamentos, pois estes equipamentos irão evitar que você sofra algum tipo de lesão grave durante a troca.
    Você pode ser multado e perder pontos na sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) se o escapamento do seu carro estiver produzindo barulho em excesso. A emissão elevada de gases também pode ocasionar multas. O nível de gases emitidos pelo escapamento é medido nas vistorias do DETRAN (Departamento de Transito).

Comentários
blog comments powered by Disqus