» Saúde » Esporte de Equilíbrio Slackline: saiba mais

Esporte de Equilíbrio Slackline: saiba mais

Galeria
Slackline

O esporte de equilíbrio Slackline surgiu nos anos 80 nos EUA. Os praticantes passavam muito tempo em busca de novos lugares para esticar a fita e caminhar se equilibrando. O esporte se difundiu e hoje é bastante praticado em diversos estilos. Também é conhecido por corda bamba, que muito se assemelha ao usado por artistas de circo, que, na verdade, é um cabo de aço, onde são feitos vários malabarismos e saltos.

O esporte é basicamente de equilíbrio sobre uma fita de nylon, bem estreita e flexível. É praticado a uma altura do solo de 30 cm e o objetivo e atravessar de um lado para o outro.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Evolução do Esporte

    Houve uma grande evolução no esporte de equilíbrio Slackline. O material usado hoje em dia é mais acessível e mais facilmente encontrado em lojas de materiais esportivos. É composto por uma catraca de tensão e uma fita ou elástico de 15 metros de comprimento e 50 mm de largura. Para a prática do esporte você vai precisar apenas do kit e dois lugares para prender a fita, que geralmente é em árvores.

  2. 2

    Modalidades de slickline

    Trickline - É uma versão um pouco mais radical, pois é praticada a uma altura maior, 60 cm de altura. Nesta modalidade o praticante realiza manobras radicais e equilíbrio extremo. Exige do praticante um super preparo físico, além de muito treino.

    Longline – É praticado em uma fita mais longa e exige também do praticante bastante treino e preparo físico, além de uma excelente concentração para se manter na fita até o final.

    Highline – Esta é a versão mais radical, pois a distância do solo é superior a 5 metros. Requer uma experiência de 6 a 8 anos e algum conhecimento de alpinismo. Para pratica é necessário um equipamento para total segurança.

    Waterline – É a prática do esporte sobre a água. Pode ser praticada em piscinas, praias e rios. É a versão mais descontraída e segura, pois a queda é sempre amortecida pela água e por isso permite várias manobras.


  3. 3

    Slackline no Brasil

    O esporte ganhou mais popularidade no Brasil em 2010, nas praias do Rio de Janeiro, até então era bem desconhecido da maioria. Hoje já é praticado pelo Brasil inteiro, principalmente nas orlas marítimas do país. Proporciona divertimento, além de ser um exercício físico excelente. Pode ser praticado por pessoas de várias idades que estejam aptas a praticarem esportes. Os escaladores, skatistas e surfistas se beneficiam do esporte pelo fato dos movimentos serem parecidos com os dos esportes que praticam.

Comentários
blog comments powered by Disqus