» Saúde » Esportes Radicais ao Ar Livre: saiba mais

Esportes Radicais ao Ar Livre: saiba mais

Galeria
Esportes Radicais ao Ar Livre: saiba mais

Muitas pessoas vêm procurando esportes radicais ao ar livre, ou seja, esportes de ação e aventura que possuem um grau maior de risco físico devido às condições em que são praticados, porém é muito importante ressaltar que ao serem praticados deve se levar em consideração os riscos e utilizar equipamentos de segurança e guias experientes para a prática desses esportes mais emocionantes e que exigem muito mais da pessoa que pratica, tanto fisicamente como mentalmente.

Novas modalidades de esportes radicais foram surgindo ao longo dos anos e ganhando espaço e muitos adeptos no mundo todo. O mais interessante nos esportes radicais é que ao mesmo tempo que se pratica um esporte é possível contemplar a beleza de rios, mares, montanhas etc. Os esportes radicais são muito importante para o desenvolvimento do turismo ecológico de qualquer cidade. Aprenda mais sobre alguns deles e aventure-se!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O surfe traz benefícios à saúde física da mesma forma que as atividades aeróbicas, porém, no surfe, o contato com a natureza é enorme e isso faz bem para o corpo e também para a alma de qualquer pessoa. Está entre os melhores esportes para realizar exercício cardiorrespiratório, pois trabalha com todos os músculos e desenvolve a coordenação motora e muito equilíbrio. O surfe vem de muito tempo atrás e já teve outras finalidades como a pesca, básicos tradicionais era utilizados e depois deslizavam sobre as ondas para voltar a terra firme, no Havaí era praticado como ritual de oferenda e agradecimento. No Brasil, acabou sendo difundido por pessoas que vinham de outros países e conheciam o esporte. Hoje, grandes campeonatos são disputados com atletas do mundo todo e entre eles muitas mulheres que conquistaram mundiais, apesar de terem conseguido ingressar no esporte dez anos mais tarde que os homens. Diversos acessórios além da prancha são necessários para prática do esporte com segurança: parafina, roupas de neoprene, camisetas de lycra, leash ou strep.

  2. 2

    O Alpinismo é um esporte realizado em montanhas com altura superior a 2.500 metros. Esse esporte também exige muito do praticante, que precisa de uma boa condição física, possui técnica de progressão e equipamentos para a escalada. Na maioria das vezes em grandes escaladas é necessário a ajuda de um guia com formação específica de alta montanha para que possa escolher o melhor percurso e o mais importante: assegurar a corda.

    Muitos confundem alpinismo com montanhismo, porém se diferem pelo tamanho da montanha que se escala. Os equipamentos básicos para a escalada são: sapatilha de escalada e carbonato de magnésio. Quem pratica esse esporte tem com certeza um privilégio de poucos: estar em lugares de difícil acesso e que poucas pessoas estiveram ou nenhuma ainda esteve. Outros acessórios são utilizados e indispensáveis ao alpinista: freios oito, mosquetão, fita, cadeirinha, capacete, grampos e chapeletas. Além de todos esses acessórios requer muita concentração e esforço máximo para atingir os objetivos na montanha e vencer os desafios que surgem no caminho.

  3. 3

    O Paraquedismo é considerado por muitas pessoas um dos esportes mais radicais, pois o praticante precisa saltar em queda livre em velocidade que podem atingir entre 200 km por hora e 350 km por hora e ter a noção do momento certo de abrir o seu paraquedas para diminuir essa velocidade e possibilita o pouso. O paraquedismo foi muito utilizado antigamente por militares com objetivo de levar suprimentos em lugares com acesso complicado por terra, mesmo em condições ruins, poucas técnicas e paraquedas ainda pouco desenvolvido, então o pouso era de grande impacto, com o desenvolvimento dos equipamentos hoje é possível além de um pouso leve e tranquilo devido aos freios aerodinâmicos e ainda é possível se dirigir ao local desejado através dos velames dirigíveis. Para a prática desse esporte é necessário ter idade superior a dezoito anos, realizar exames médicos, realizar curso teórico e prático em escola certificada pela Confederação Brasileira de Paraquedismo. Os equipamentos essenciais para praticar o esporte são: paraquedas, altímetro, macacão, óculos e capacete.

Dicas e AVISOS
  • Procure fazer esportes radicais ao ar livre sempre com monitores ou professores experientes caso você seja novo no esporte
  • Praticamente todos os esportes radicais necessitam de habilidade e de aulas teóricas e práticas antes de sair por ai se aventurando.
  • Para realizar qualquer tipo de esporte radical ao ar livre se faz necessário o uso dos equipamentos de segurança, fique atento!
Comentários
blog comments powered by Disqus