» Casa » Espuma Acústica: como usar

Espuma Acústica: como usar

Galeria
Espuma acústica

Muitas pessoas vivem em locais em que o ruído pode ser incomodativo e assim o isolamento sonoro pode se tornar bastante importante para algumas divisões. Existem diversos materiais que permitem atenuar ruídos fortes, no entanto, o nível de eficiência depende bastante de material para material. A espuma acústica é um dos materiais de isolamento mais profissionais e vastamente utilizado na indústria da música, por exemplo, em estúdios de gravação. Atualmente este material já se encontra disponível no mercado a preços relativamente acessíveis e por isso constitui uma alternativa viável para o isolamento sonoro de divisões de uma casa comum. A aplicação da espuma acústica não é difícil, acabando por tornar este material bastante versátil. Em seguida, ficam algumas dicas para aplicar esta forma de isolamento com sucesso.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Tire as medidas precisas da superfície que pretende isolar. Se pretende isolar uma divisão, registre a medida de todas as paredes e também do teto se pretende um isolamento mais eficiente. Com estas medições pode comprar a espuma necessária, sendo recomendado um pouco de espuma a mais para o caso de surgir algum imprevisto que implique maior consumo.

  2. 2

    Não deve aplicar a espuma diretamente na parede. É aconselhável dividir o total da área da parede em secções. De seguida corte painéis de papelão com as dimensões de cada secção. A espuma deverá ser posteriormente afixada a cada painel. Desta forma será mais fácil fazer a instalação da espuma acústica que é bastante maleável e por outro lado irá permitir retirar os painéis no futuro sem ter que danificar as paredes. Para cortar a espuma acústica à medida, deve se usar uma faca elétrica e como precaução é aconselhável o uso de óculos protetores.

  3. 3

    Para colar a espuma aos painéis de papelão use cola específica para estes materiais. Algumas colas são bastante agressivas e podem acabar deteriorando a espuma. Aplique uma camada uniforme de cola sobre o painel de papelão e seguidamente coloque a espuma sobre a cola. Se certifique que a cola seque durante pelo menos 2 horas antes de prosseguir com a instalação. Quando tiver os painéis completos deverá proceder à fixação na parede. Use cola nas bordas dos painéis para os colocar na parede. Ao apenas usar cola nas bordas irá facilitar a sua remoção. É importante que o primeiro painel colado seja num dos cantos da parede para que a instalação fique perfeita. Em torno das janelas e portas pode usar fita vedante para garantir um acabamento profissional.

Comentários
blog comments powered by Disqus