» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Etiqueta social: dicas

Etiqueta social: dicas

Galeria
Etiqueta social: dicas

As regras de etiqueta social são um recurso precioso na hora de saber quais os comportamentos adequados que deve adotar em cada ocasião.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Cada ocasião exige um tipo de traje, geralmente mencionado no convite recebido para determinado evento ou iniciativa. É necessário que se atente às indicações dadas e as respeite, uma vez que a indumentária é parte do ambiente da ocasião para o qual você está sendo/a convidado a participar.

    Existem quatro tipo de trajes geralmente considerados: traje esporte (cuja roupa deve ser simples e casual, traduzindo-se nas mulheres pela escolha de calças sociais com blusa ou um vestido de tecido leve; no caso masculino, camisa e calças estão liberadas, podendo ser jeans desde que sem desenhos, cortes ou aspecto surrado), traje de passeio, traje social e traje a rigor. O traje de passeio, também chamado de esporte fino, exige um maior grau de formalidade, sendo que as senhoras devem apostar em um vestido um pouco mais elaborado e em calçado com salto. Os homens estão dispensados do uso de gravata, no entanto podem colocar um blazer de bom corte para complementar a camisa.

    Vestidos de bom corte e de tecidos de boa qualidade como a seda são elementos que caracterizam o traje social feminino, sendo que os homens devem sar prioridade aos ternos e gravatas. Por último, o traje a rigor ("black-tie") indica o uso de 'smoking' para os cavalheiros e de vestidos longos para as damas, que devem complementar o visual com um penteado bonito, maquiagem cuidado e o recurso a jóias ou acessórios elegantes.

  2. 2

    Se existe outro lugar em que a observação de regras de etiqueta é fundamental é à mesa, sendo que os comportamentos a evitar incluem colocar os cotovelos sobre a mesa, mastigar de boca fechada e saber utilizar corretamente os talheres. Por outro lado, é necessário também ter algum sentido de tato no momento de levar crianças para restaurantes: birras excessivas e correrias para que a criança coma também espelham a educação recebida em casa e podem incomodar os demais clientes que se encontram no espaço.

  3. 3

    Adeque a sua linguagem corporal ao contexto em que se encontra: segredinhos, apelidos amorosos com amigos/as íntimos, comentários sobre terceiros e/ou deslocados da ocasião e demais brincadeiras não caem bem em determinados ambientes, revelando imaturidade e causando má impressão nas pessoas que se encontram ao seu redor. Evite o uso de gírias e expressões populares e atente na deferência do tratamento de pessoas mais velhas ou com uma posição hierárquica superior.

Comentários
blog comments powered by Disqus