» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Exame admissional: saiba mais

Exame admissional: saiba mais

Galeria
Exame admissional: saiba mais

O exame admissional é simples e obrigatório para que o funcionário seja admitido nas empresas, ele é uma segurança tanto para o empregado quanto para o empregador, conheça como funciona, porque é realizado e para que serve o exame admissional.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O exame admissional é relativamente simples, é uma consulta médica rápida que vai indicar se o futuro funcionário está apto ou não para realizar as tarefas exigidas pelo cargo em questão.

  2. 2

    Para a realização do exame, um médico com especialização em medicina do trabalho deverá examinar o paciente de acordo com o risco de suas atribuições, por exemplo: no caso de uma secretária exposta à riscos ergonômicos tais como: tendinite ou LER (lesões por esforço repetitivo) o médico avaliará se a paciente possui estas doenças, caso não tenha possua a funcionária será considerada apta, se possuir alguma destas ou outras doenças relacionadas ao cargo será considerada apta com restrições ou até inapta, no caso da função agravar a doença. Para cada função há um tipo de consulta específica, em todas elas são realizados acompanhamento de pressão arterial.

  3. 3

    Para que serve?
    Este exame é uma segurança a mais para o empregado e para o empregador, serve para que seja emitido um laudo de aptidão, afirmando que antes de ser contratado pela empresa o funcionário não tem problemas de saúde pertinentes ao cargo ou função a ser exercida.

    Segurança para o funcionário:
    Se for constatado que o funcionário não possuía nenhum problema de saúde antes da contratação e desenvolveu algum sintoma ou doença física ou psicológica em função do cargo, ele poderá mover uma ação contra o empregador pedindo indenização.

    Independente do resultado do laudo médico é a empresa quem define pela contratação ou não do funcionário.

  4. 4

    O exame admissional é muito importante, é o laudo do médico na hora da admissão que poderá garantir seus direitos trabalhistas no caso de doenças pertinentes à função, as empresas sérias só efetivam a contratação após este exame.

  5. 5

    Lembre-se que certos exames são proibidos pelas leis trabalhistas, como exemplo podemos citar o teste de HIV: nenhuma empresa pode solicitar este teste e nenhum funcionário pode deixar de ser contratado ou ser demitido por ser soro positivo.

    Fique atento aos seus direitos.

    Muitas vezes as empresas realizam também exames demissionais para se eximirem de qualquer penalidade trabalhista no futuro.

Dicas e AVISOS
  • A obrigação de pagar pelo exame admissional é do empregador.
  • O custo médio do exame pode variar de acordo com a região do país.
Comentários
blog comments powered by Disqus