» Família » Bem-Estar da Família » Exame de gravidez

Exame de gravidez

Galeria
Exame de gravidez

O exame para saber se uma mulher está grávida é um procedimento simples e de resultado rápido.
Existem vários tipos de testes, inclusive caseiros e online aos quais não se pode dar muita credibilidade.
O teste sanguíneo, beta hCG, é o método no qual se obtêm o resultado mais confiável. No teste sanguíneo é medido o nível de gonadotrofina coriônica humana (hCG) no sangue. Esse hormônio começa a se elevar a partir do 8º dia após a fecundação.
Porém os exames de farmácia são muito práticos, por isso, costumam ser sempre a primeira alternativa para confirmar ou não uma gravidez.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Um teste de farmácia
  • Um relógio
  1. 1

    O preço do teste de gravidez varia entre R$ 5,00 e R$ 50,00 e pode ser feito já no primeiro dia de atraso da menstruação.
    O teste é feito através da urina e tem o objetivo de encontrar o mesmo hormônio hCG dos testes sanguíneos. Esse hormônio só começa a ser produzido na mulher, depois que o embrião se fixa à parede do útero.

  2. 2

    Alguns testes, mais sensíveis costumam ser também os mais caros e conseguem detectar a gravidez alguns dias antes mesmo do atraso da menstruação, por isso ao comprar o teste de farmácia peça indicação já que as caixas não costumam vir indicando a sensibilidade do mesmo e procure fazê-lo alguns dias depois do primeiro dia de atraso para obter melhores resultados.

  3. 3

    A maioria dos testes é composta por:
    - Um pote para urina com marcação do nível do líquido;
    - Uma fita de teste.
    Mergulhe a fita no recipiente já com a urina e aguarde exatamente o tempo de pausa indicado na bula.

  4. 4

    Confira o resultado do exame analisando a fita de acordo com as indicações de positivo e negativo da bula.
    Normalmente uma única linha colorida na fita de teste indica resultado positivo para gravidez enquanto duas linhas o resultado é negativo. Não aparecendo nenhuma linha na fita de teste significa o teste falhou.

Dicas e AVISOS
  • Após o exame de farmácia, recomenda-se que seja feito o exame sanguíneo para resultado definitivo.
  • Se o resultado der negativo, pode ser que os níveis de hCG estejam baixos na urina e deve-se repetir o teste após alguns dias para confirmar.
  • Recomenda-se que o teste de farmácia seja realizado aproximadamente 10 dias após o atraso da menstruação a fim de evitar o falso negativo.
  • Leia a bula do exame para não ficar nenhuma dúvida e para garantir uma análise correta do resultado.
  • Ao comprar o teste, verifique a data de validade do produto, o selo da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e se o produto estava estocado de maneira correta, em local longe de umidade, o que pode afetar o resultado do exame.
  • Os resultados dos testes de farmácia não são 100% confiáveis. Após a segunda semana do atraso da menstruação os testes de farmácia chegam a uma sensibilidade de 99%.
Comentários
blog comments powered by Disqus