» Alimentos » Receitas » Farinha de mandioca

Farinha de mandioca

Galeria
Farinha de mandioca (coloque muitas fotos)

A farinha é um pó desidratado rico principalmente em amido. Na nossa culinária vários pratos são feitos de farinha de mandioca, mas muitas pessoas nem imaginam como é possível produzi-las e obter um produto exatamente semelhante aos dos mercados, ou melhor.

Abaixo aprenda dicas e passo a passo de como se fazer farinha de mandioca caseira.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • pano
  • água
  • liquidificador
  • peneira
  • 1 vasilha
  • 3 kg de mandioca
  1. 1

    Descasque as mandiocas retirando todas as cascas. Tire todos os “fiapinhos” que tiverem as mandiocas. Corte as mandiocas em pequenos cubos.

    Coloque meio litro de água no liquidificador. E bata-os tudo junto por uns 3 minutos para que desmanche as mandiocas.
    Pegue um pano de saco de farinha bem limpo e coloque essa massa batida de mandioca direta no pano. Ou coloque embaixo uma peneirinha e deixe-a escorrendo.

    Aperte para escorrer toda a água, o que sairá embaixo é uma água bem branca, parecendo leite. Aperte bem até sair toda a água. Deixe o recipiente parado de um dia para o outro, com essa água que você apertou.

  2. 2

    No outro dia, jogue a água fora e você perceberá a presença de uma goma bem durinha ao fundo do recipiente onde estava. Essa goma é a que se usa para fazer a tapioca.

    Coloque essa goma que ainda tem líquido em outro pano, e aperte espremendo para retirar a água. O que sobra dentro do pano é a famosa massa de tapioca vendida nos mercados que vai para a frigideira.

    Pegue novamente aquele outro primeiro pano que se escorreu toda a água e coloque a farinha ainda úmida na peneira, assim já tem a farinha de mandioca.

    A farinha de mandioca nada mais é do que a mandioca batida, coada no pano e dourada no forno. A cor da farinha varia de acordo com o tipo e cor de mandioca que foi usada.

    As comercializadas são mais escurinhas, já que a de resultado imediato é bem branca e clarinha, portanto se quiser pode escurecê-la.

  3. 3

    Se quiser dar uma torradinha, coloque a farinha em uma forma que possa ir ao forno, e espalhe-a bem. Depois deixe no forno baixo durante três horas, mas não deixe o forno todo fechado, deixe uns dois dedos abertos para não queimar a farinha e apenas secá-la.

    Você escolhe se quer mais torrada ou não. Caso achar que é muito tempo, coloque no fogo do próprio fogão e mexa muito para não queimá-la e deixe até o ponto da cor que desejar.


  4. 4

    O polvilho doce vendido em mercados é aquela goma coada no segundo pano. A massa de tapioca nada mais é do que o polvilho doce umedecido. Coe-a no pano novamente, depois passe pela peneira e faça a tapioca com o recheio que desejar, doce ou salgada.

Comentários
blog comments powered by Disqus