» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Fazer currículo

Fazer currículo

Galeria
Fazer currículo

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso ter um bom currículo é essência para chamar a atenção dos empregadores. Muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que deve ser colocado e o que deve ser ocultado em um currículo, aqui você vai aprender como fazer o seu currículo da melhor maneira possível.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo é escolher o modelo. Existe o curricullum vitae que você encontra a venda nas papelarias, com ele basta você preencher seus dados. Esse modelo de currículo tem aspectos positivos e negativos, o principal aspecto positivo é que ele é mais prático e você não tem o trabalho de pensar o que vai colocar por ele mesmo já solicita as informações necessárias. O ponto negativo é que você terá que preenche-lo a mão e hoje em dia as empresas apreciam mais o currículo impresso, outro ponto negativo é que provavelmente você deixará muitos espaços em branco, pois não é todo mundo que tem experiência profissional ou formação acadêmica.

  2. 2

    No currículo você não deve colocar dados de documentos pessoais como RG e CPF. A foto também é opcional e por isso só deve ser colocada quando a empresa solicitar, afinal a empresa está vai te contratar pelas suas habilidades profissionais e não por seu aparência.

    Depois de fazer o currículo revise-o várias vezes, pois um simples erro de ortografia pode pesar contra você. Outro ponto importante é não mentir em nada, se a empresa gostar do seu currículo irão te chamar para uma entrevista e lá você terá que confirmar as informações, o entrevistador é treinado para saber quando a pessoa está mentindo.

  3. 3

    Você deve fazer um currículo diferente para cada empresa que desejar trabalhar. A parte dos seus objetivos no currículo deve sempre estar focada para uma vaga em especifico, no caso é a vaga na empresa para a qual você está se candidatando.

    Caso não tenha experiência profissional, mas tenha participado de projetos acadêmicos na faculdade, esse será uma informação a ser incluída. Trabalhos realizados em igrejas, asilos e outros tipos de voluntariado também podem ser inclusos no currículo.

  4. 4

    Além de colocar a experiência profissional algumas pessoas também colocam os contatos dos últimos empregadores para se desejarem ligar pedindo referências, você só deve fazer isso quando tiver certeza que as pessoas darão boas informações ao seu respeito. No caso de ter saído de um emprego com uma briga com o chefe, por exemplo, essa informação deve ser ocultada.

Comentários
blog comments powered by Disqus