» Tecnologia » Eletrônicos » Fibra óptica

Fibra óptica

Galeria
Fibra óptica

A fibra óptica é um fio de vidro ou um até mesmo um pedaço de vidro capaz de transmitir a luz por meio da reflexão dela pelas paredes da fibra. Ela foi inventada em 1952 por um cientista indiano chamado Narinder Singh Kapany, para ele, a luz poderia descrever uma trajetória curva em um meio, assim, sendo transmitida de um ponto ao outro do fio que a conduz. A luz que é refletida pode transmitir milhares de informação, pois com sua velocidade extremamente alta se comparada a outros meios de transmissão é infinitamente maior. A transmissão de dados pela fibra óptica atualmente é muito utilizada nas telecomunicações, principalmente por empresas telefônicas para transmissão de suas ligações.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Cabo de fibra óptica
  1. 1

    A fibra óptica é constituída por duas partes, a primeira, o núcleo que é um material feito de vidro sendo ainda maleável, esta parte que irá refletir a luz de um ponto para o outro. A segunda parte é o revestimento, ou seja, a “casca” que é feito de um material isolante elétrico e com índice de refração maior que o do núcleo, para impedir que a luz “escape” de onde ela está sendo transportada. Um cabo de fibra óptica pode conter dezenas ou até centenas de fibras ópticas, pois se trata de um fio de espessura da ordem de micrômetros (menos espesso que um fio de cabelo).

  2. 2

    A fibra óptica possui diversas vantagens quando comparada com outros materiais, sua capacidade de transmissão é consideravelmente maior que de condutores que ainda são usados, como cobre e alumínio. Quando a fibra óptica surgiu comercialmente na década de 80, ela era capaz de transmitir cerca de 40.000 ligações telefônicas simultaneamente, hoje em dia, há cabos que atravessam o oceano atlântico que são capazes de transmitir até 200 milhões de ligações ao mesmo tempo, e isto é apenas para se ter uma ideia de quanto este material já evoluiu e ainda vai e evoluir, pois o objetivo é fazer com que a luz que é conduzida, atinja valores próximos a velocidade da luz no vácuo que é 300 mil metros por segundo à uma taxa de transmissão de cerca de 40Gbps, bem superior a taxa do cobre por exemplo. Uma outra vantagem deste material é capacidade de ser imune a interferências eletromagnéticas, por se tratar de luz, os dados que são transmitidos não são corrompidos por algum tipo de ruído. Agora sem duvida uma das melhores vantagens é a abundância de matéria prima que existe deste material, há um volume suficiente para alimentar a indústria mundial e ainda desenvolver pesquisas para aprimorar os meios de transmissão.

  3. 3

    A desvantagem para a fibra óptica compara ao cobre, por exemplo, é o custo para sua produção que ainda é extremamente elevado. Apesar de a matéria prima ser abundante, apenas empresas de países desenvolvidos como Estados Unidos e Alemanha possuem tecnologia suficiente para produzir um cabo de fibra óptica.

Comentários
blog comments powered by Disqus