» Alimentos » Receitas » Filé de borboleta

Filé de borboleta

Galeria
Filé de borboleta

O filé de borboleta (também conhecido como "filé a borboleta" e "filé borboleta no espeto") é um prato tipicamente gaúcho, muito saboroso, prático de ser preparado e com um ótimo rendimento, sendo deste modo uma ótima opção para eventos em família e amigos. O filé borboleta basicamente consiste em uma carne assada na churrasqueira com um corte e temperos diferenciados do churrasco tradicional, veja abaixo um passo a passo de como fazê-lo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • steaks de contra filé pesando aproximadamente 300g (cada um)
  • 2 colheres de sopa de sal grosso
  • Para o Tempero:
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  1. 1

    Os steaks de contra filé raramente vem direto do açougue com o corte "borboleta", entretanto este corte é muito simples de ser feito podendo ser realizado em casa por qualquer pessoa mesmo que essa não possua grandes habilidades na cozinha. Para realizar este corte, basicamente você deverá pegar os contra filés individualmente (um por um) e com uma faca bem afiada corte-os bem no centro de sua espessura inclinando a faca razoavelmente para a região com gordura.
    O corte não deve dividir a carne ao meio, ou seja, você deverá cortar a carne até uma determinada altura e logo após suspender o corte para que esta não seja dividida em 2 pedaços.

  2. 2

    Após ter contado os todos os contra filés, abra-os, você verá que estes ficam com um aspecto similar aos de asas de uma borboleta (por isso dá-se este nome ao corte). Coloque uma pequena quantidade óleo vegetal em um pires ou recipiente similar e com um pincel, passe uma camada fina de óleo dos dois lados de cada filé distribuindo-o deste modo em toda a carne por igual.
    Coloque os filés em um espeto duplo (você deverá espetar um espeto em cada lado do filé deixando-os de "asas" abertas).

  3. 3

    Por último, salpique sal grosso dos dois lados dos contra filés e deixe em descanso por aproximadamente 20 minutos para que a carne posso absorver melhor o sal e deste modo ficar mais saborosa.

    Após espedido esse período de tempo, leve os espetos para a churrasqueira pré aquecida por um período de 10 minutos, sendo que cada lado da carne deve ser cosido por 5 minutos e você deverá virar o espeto uma única vez (deixe-os a uma distância de aproximadamente 30 centímetros do braseiro bem forte). Após cozidas retire-as do fogo e sirva juntamente a arroz branco e farofa de farinha de mandioca.

Comentários
blog comments powered by Disqus