» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Fios e cabos elétricos: como instalar

Fios e cabos elétricos: como instalar

Galeria
Fios e cabos elétricos: como instalar

A instalação de fios e cabos elétricos seja em residências, comércios ou indústrias deve ser feita tomando-se alguns cuidados específicos a fim de se evitar problemas como superaquecimento dos condutores ou até mesmo provocar um princípio de incêndio.

É necessário primeiramente escolher bem o fabricante e é necessário também analisar qual o melhor tamanho de cabo para se usar em determinado local, não é necessário usar um cabo de área nominal de 10mm² para se ligar uma simples lâmpada fluorescente, como também não se deve ligar um chuveiro com um cabo de área de 1,5mm² quer certamente iria derreter quando operasse em potência máxima, provocando derretimento do plástico envoltório e posteriormente um incêndio.

Instruções

Coisas que você precisa

  • fio de cobre ou alumínio
  1. 1

    O primeiro passo na hora de decidir como será feita a instalação é escolher a empresa fabricante dos fios e cabos, atualmente existem algumas empresas que se destacam e fazem produtos de qualidade e confiança. Uma delas é a Sil, que já é tradicional neste mercado e é bastante conhecida por seus comerciais “bem humorados”. Uma outra marca que também é lembrada é a Prysmian (este nome é atual, o antigo nome da empresa era Pirelli), ambas são de extrema confiança se os cabos forem utilizados de forma correta, respeitando suas áreas nominais. Mas o mais importante na hora de escolher a empresa é verificar se há o selo do INMETRO na embalagem, se não houver este selo, não compre, você pode até achar um preço competitivo, mas no final das contas o risco de acidentes com cabos de má qualidade é alto. Se encontrar um cabo com um preço acessível e com o selo do INMETRO, mesmo não sendo de uma grande marca, provavelmente será um produto de qualidade.

  2. 2

    Agora que você já decidiu qual marca será utilizada em suas instalações, é necessário analisar os projetos para saber qual o diâmetro de fio que deve ser utilizado para cada setor da obra. Alguns pontos de instalações são bem conhecidos como os de iluminação que necessitam de cabos de área de 1,5mm², ou circuitos de força (aqueles que usam tomadas, por exemplo) que necessitam área de pelo menos 2,5mm², de acordo com a norma NBR5410. Você deve saber qual a intensidade da corrente que irá percorrer cada fio e escolher de acordo com a tabela da norma NBR5410:2004 qual a área de cada conduto, lembrando de sempre deixar um pouco a mais de área, pois nunca de sabe se os cabos poderão ser usados para mais de uma aplicação.

    Como o preço final dos condutores realmente não é muito barato dependendo do tamanho das instalações, procure sempre saber se eles realmente precisam de uma área maior, caso contrário de 0,5 a 1mm² de área a mais já é o suficiente, lembrando que quando maior a área, mais corrente ele suporta, pode operar em temperaturas mais altas e a queda de tensão neles é menor.

  3. 3

    Na hora de fazer a instalação dos condutores tente fazê-los percorrer a menor distância possível para as ligações, assim você evita gastos desnecessários de fios e cabos, pois já sabemos que no final das contas, a conta não ficará nada agradável se houver exageros.

Comentários
blog comments powered by Disqus