» Alimentos » Receitas » Flores de organza passo a passo

Flores de organza passo a passo

Galeria
Flores de organza passo a passo

As flores de organza servem para tudo o que a criatividade mandar. Aquela camiseta básica esquecida no fundo da gaveta se transforma numa bela, moderna e elegante peça exclusiva, que pode ser usada em diversas ocasiões. Almofadas, abajures, cortinas, colchas, porta-objetos, porta-retratos, entre outros artigos de decoração, ganham uma nova vida quando personalizados com o colorido e o charme das flores de organza. Também podem ser usadas em caixas de presentes ou na personalização de bijuterias e enfeites para o cabelo, adorno para bolsas ou para qualquer outro tipo de acessório. Além de lindas, são feitas num processo muito fácil, porém inusitado.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Pedaços de tecido de organza (no mínimo duas cores de sua preferencia);
  • Miçanga, pérolas ou botões para acabamento;
  • Isqueiro ou caixa de fósforos;
  • Tesoura;
  • Um pedaço de renda ou tule (opcional);
  • Papel e lápis;
  • Pedaço de velcro, alfinete (tipo alfinete de fralda) ou colchete;
  • Vela;
  1. 1

    Desenhe no papel três flores em tamanhos diferentes com quatro ou cinco pétalas cada uma. Não é necessário que sejam perfeitas, é preciso apenas que possam ser recortadas para servirem de molde no corte do tecido.

  2. 2

    Dobre o tecido de forma que caibam as três flores de papel sobre ele. Acomode-as sobre o tecido dobrado e prenda-as com um alfinete ou uma agulha.

  3. 3

    Recorte o tecido dobrado, contornando com a tesoura os moldes de flores de papel.

  4. 4

    Acenda a vela e com muito cuidado queime as bordas das flores de tecido fazendo com que derretam uma de cada vez. Não se assuste se não parecerem perfeitas, é exatamente a irregularidade que dá o charme às flores.

  5. 5

    Organize as pétalas uma sobre a outra, com as maiores por baixos e as menores por cima e ao centro.

  6. 6

    Costure o miolo da flor, prendendo todas as pétalas e finalize costurando o botão, as pérolas ou as miçangas sobre a costura do miolo. Nesse momento um pedaço de renda ou tule pode ser aplicado sob o acabamento que está sendo colocado.

  7. 7

    Cole ou costure um alfinete, colchete ou pedaço velcro na parte de trás da flor e ela estará pronta para ser afixada na peça onde será usada.

Dicas e AVISOS
  • Outros tipos de tecidos sintéticos podem ser usados ao invés ou junto com a organza, como por exemplo, o chiffon e o tafetá.
  • Não esqueça a vela acesa além do necessário. Apague-a assim que terminar de usa-la evitando acidentes.
  • A organza pode derreter e estragar com o fogo, então tenha cuidado e coloque somente a borda das pétalas e deixe por alguns instantes somente.
Comentários
blog comments powered by Disqus